Eco Festival Azores Burning Summer, Música Portuguesa em Destaque

Eco Festival Azores Burning Summer, Música Portuguesa em Destaque

Redacção

Sétima edição do Eco Festival Azores Burning Summer irá decorrer nos dias 25, 26, 27 e 28 de Agosto de 2021 na Praia dos Moinhos, Porto Formoso. Concertos de We Sea, Eu.Clides e White Haus são os destaques no cartaz.

O Eco Festival Azores Burning Summer acontece no Porto Formoso desde 2015. «Não é um festival para massas, mas sim um evento de acesso equilibrado, seguro e confortável, que promove uma programação musical de qualidade e integrada no contexto natural da Praia dos Moinhos, a par de uma forte sensibilização ambiental», garante a organização.

O evento caracteriza-se como «um laboratório sócio-ambiental, onde o público tem acesso a um conjunto de práticas que visam o desenvolvimento de uma consciência ecológica colectiva com vista à mudança de comportamentos para um modo de vida mais sustentável». Esta estratégia materializa-se não só através das medidas ecológicas introduzidas, testadas e promovidas no evento, mas também por uma programação ecológica que engloba os debates “Eco Talks”, a exposição de veículos eléctricos, a feira de ecodesign “Burning Market”, projectos de Land Art e o ciclo de Cinema ao ar livre.

A organização do Eco Festival Azores Burning Summer está «solidária com os artistas e profissionais do sector cultural afectados pela pandemia e associa-se a todas iniciativas culturais que, por todo o mundo, fomentam a retoma segura e responsável da actividade cultural». Deste modo e tendo em conta o sucesso do plano de vacinação e as perspectivas de alcance de imunidade de grupo em todas as ilhas da Região Autónoma dos Açores, bem como o levantamento das restrições com vista à retoma da actividade nos diversos sectores económicos e sociais, a 7ª edição do Eco Festival Azores Burning Summer irá decorrer nos dias 25, 26, 27 e 28 de Agosto de 2021 na Praia dos Moinhos, Porto Formoso.

A prudência relativamente à realização de eventos culturais com público no actual contexto e a escassez de financiamento obrigam a que a edição de 2021 mantenha um formato restrito e circunscrito à Praia dos Moinhos. A edição de 2021 repete o modelo implementado em 2020, em que o evento decorreu apenas no recinto da esplanada do bar da Praia dos Moinhos, seguindo todas as regras determinadas pela Autoridade de Saúde Regional.

Para a edição de 2021, a organização do festival estabeleceu uma programação diurna, entre as 16h00 e as 20h00, em pleno período balnear, acessível a quem frequentar a Praia dos Moinhos nos dias do evento e uma programação nocturna, entre as 20h00 e as 00h00. Todas as performances decorrem sobre o palco montado na esplanada do bar da Praia dos Moinhos.

A Praia dos Moinhos no Porto Formoso é um local caracterizado por uma profunda beleza natural, ideal para a realização deste festival que se distingue dos restantes pela articulação entre a sua programação musical e cultural, a sensibilização ecológica e a valorização do conforto e experiência do seu público.

Assim, durante quatro dias, vários artistas internacionais, regionais e nacionais irão subir ao palco montado na esplanada do bar da Praia dos Moinhos. A edição de 2021 destaca a presença dos Djs anfitriões do festival, a actuação de duas bandas nacionais, a parceria estabelecida com o Festival Internacional de Cinema de Direitos Humanos – NOMA Azores – e o projecto MOINHOS REVIVAL que pretende resgatar a ligação afectiva entre o público e a Praia dos Moinhos através de diversos projectos, entre os quais a instalação da “Barraca Pereira” e o concerto de covers que irá reunir diversos artistas locais.

O palco dos concertos estará montado na esplanada do bar da Praia dos Moinhos, com uma área de 600m² e lotação limitada a 200 pessoas.

PROGRAMA

25 de Agosto
16h – DJ Set: Good In Da Hood
18h30 – Concerto: We Sea
20h – DJ Set: Um Gajo Chamado Keany
22h30 – Cinema na praia: “Ophir”, de Alexandre Berman e Olivier Pollet, 2020, 97 minutos (Prémio do Público – Festival Internacional de Cinema de Direitos Humanos – NOMA Azores)
00h – Encerramento

26 de Agosto
16h – DJ Set: Tape
18h – Concerto: MOINHOS REVIVAL by AsPeGiiC & Friends
20h – DJ Set: Myke Lone
22h30 – Cinema na praia: “Otra Condena”, de Juan Manuel Repetto, 2020, 84 minutos (Prémio Internacional – Festival Internacional de Cinema de Direitos Humanos – NOMA Azores)
00h – Encerramento

27 de Agosto
16h – DJ Set: Paco Piri Piri
18h30 – Concerto: Eu.Clides
20h – DJ Set: Pedro Tenreiro
22h – DJ Set: John Stapleton
00h – Encerramento

28 de Agosto
16h – DJ Set: Isilda Sanches
18h30 – Concerto: White Haus
20h – DJ Set: Mesquita
22h – DJ Set: Adrian Sherwood
00h – Encerramento

EGITANA