Elizabeth Hart Lança Álbum Com Sons Gravados do Seu Útero Através de Dispositivo Biosónico MIDI

Elizabeth Hart Lança Álbum Com Sons Gravados do Seu Útero Através de Dispositivo Biosónico MIDI

Redacção

A editora Sacred Bones anunciou o lançamento do álbum de estreia de uma artista norte-americana, no mínimo, inusitada. Chama-se Luca Yupanqui e é uma bebé. Já há single para ouvir.

O álbum chama-se “Sounds Of The Unborn”, é editado a 2 de Abril e, tal como o nome indica, foi gravado enquanto Luca ainda estava no útero da mãe. O disco foi criado com a ajuda dos pais, Elizabeth Hart, baixista dos Psychic Ills, e Iván Diaz Mathé, colaborador da lenda jamaicana Lee “Scratch” Perry, que ligaram um dispositivo biosónico MIDI à barriga de Elizabeth, utilizando depois os dados recolhidos para accionar os sintetizadores de Iván.

A tecnologia biosónica MIDI permite portanto transformar os movimentos do bebé em notas musicais que são depois enviadas para sintetizadores diferentes. O disco foi gravado em sessões de cinco horas de duração e, durante a edição e mistura, os pais «trabalharam o resultado das sessões, respeitando os sons conforme tinham sido produzidos, intervindo o menos possível», de forma a permitir «que a mensagem de Luca existisse na sua forma mais crua».

Os sons foram misturados em 2020, já depois de Luca ter nascido, tendo a bebé estado, inclusivamente, no estúdio onde tudo aconteceu. Segundo a Sacred Bones Records, Luca estava plenamente consciente do que estava a acontecer. «Ela abria bem os olhos e olhava para os seus pais, reconhecendo aparentemente os seus próprios sons do útero, sabendo que eles estavam a rever os rituais que os faziam unir como um só. Essas sessões de mistura foram tecnicamente a primeira vez que Luca ouviu a sua própria música, mas a sua reacção deixou claro que não era realmente esse o caso – ela já o tinha vivido».

O programa MIDI Biodata Sonication Device, que foi utilizado para fazer o álbum, já está disponível para pré-encomenda a um preço de 200 dólares. Uma vez ligado à pele, mede as flutuações na conduta galvânica para produzir até cinco notas MIDI de cada vez, que podem ser transmitidas num canal MIDI configurável.

O disco “Sounds Of The Unborn” já está disponível para pré-venda. O primeiro single chama-se “V4.3 pt. 2” e tem vídeo psicadélico a acompanhar.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA