Estúdio De Som E Imagem Promete Mudar Vida de Jovens Da Bela Vista (Setúbal)

Estúdio De Som E Imagem Promete Mudar Vida de Jovens Da Bela Vista (Setúbal)

Redacção

Dezenas de jovens estão a desenvolver as capacidades artísticas no novo estúdio de som e imagem instalado no bairro social da Bela Vista, no âmbito do programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, da Câmara Municipal de Setúbal.

À semelhança do acontece na Amadora, há um novo estúdio no bairro da Bela Vista, em Setúbal, que inclui uma sala multiusos a funcionar há cerca de um mês sob a orientação do rapper Nuno Santos (Chullage), foi uma das propostas apresentadas no âmbito do programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, que promove o envolvimento dos moradores nas decisões sobre a comunidade local.

«A ideia é estruturar uma proposta da comunidade, uma reivindicação de há muito tempo, que era ter um estúdio na Bela Vista», explicou, em declarações à agência Lusa, Nuno Santos, que está a colaborar com o município setubalense no âmbito de um protocolo entre a autarquia a Khapaz – Associação Cultural de Jovens Afrodescendentes. «Há aqui uma série de artistas jovens, outros mais velhos – artistas africanos, ciganos, brancos -, que, em várias esferas culturais, têm uma expressão incrível aqui nesta comunidade, nos vários bairros da Bela Vista. Eles fazem música, fazem apresentações na sala multiusos e estão a gravar vários singles dos seus projectos pessoais e colectivos».

A Câmara de Setúbal investiu cerca de 100 mil euros na construção do novo estúdio de som e imagem, que está a despertar o interesse de dezenas de jovens da Bela Vista e que, a breve prazo, poderá também ser utilizado por moradores de outras zonas da cidade ou mesmo por pessoas de outros concelhos.

«Desde que o estúdio aqui está, eu é que não tenho mãos a medir para a demanda deles. Há uns que querem gravar, outros que querem aprender a dirigir e a produzir, a conduzir o processo. Estou surpreendido e muito contente», conta Chullage.

Entusiasmados estão também os jovens, que já não largam o novo estúdio e reconhecem a importância do novo equipamento para a sua evolução e para desenvolverem os seus projectos musicais. «Quem não tem condições para pagar um estúdio pode vir aqui de graça», disse o jovem Décio Correia, DJ e produtor.

O novo espaço está instalado na Rua da Figueira Grande, no Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade. O programa da Câmara Municipal de Setúbal dinamizou, na última década, mais de 30 projectos para promover a participação dos moradores nas decisões e nas iniciativas da comunidade da Bela Vista.

EGITANA