Quantcast
Estudo indica que quem vai a concertos é mais feliz

Estudo indica que quem vai a concertos é mais feliz

Pedro Miranda

A pesquisa, realizada na Austrália, concluiu que indivíduos mais ligados à música ao vivo sentem-se mais satisfeitos com a sua vida.

Um estudo realizado pela Victoria’s Deakin University, na Austrália, produziu resultados que indicam que as pessoas que vão a concertos tendem a ser mais felizes. Num universo de mil pessoas abordadas, aquelas que afirmaram irem com frequência a espectáculos de música, seja ela de bandas, artistas a solo ou DJs, tenderam a considerar-se também mais satisfeitas com as suas vidas.

A pesquisa frisam também a importância do elemento de partilha destas experiências, já que as que disseram ouvir música sozinhas regularmente não registaram o mesmo nível de felicidade – um efeito, indicam, relacionado à falta da componente de sociabilidade e interacção.

Só apresentam, assim, um mais elevado bem-estar subjectivo (auto-avaliação de felicidade) aqueles que têm uma relação recorrente com a música na companhia de outros. As investigadoras Melissa Weinberg e Dawn Joseph afirmam que os resultados podem ser determinantes no estudo do envolvimento da música na regulação emocional dos indivíduos.