[EXCLUSIVO] Senhor Vulcão Estreia Vídeo Para Single “Rapotacho”

[EXCLUSIVO] Senhor Vulcão Estreia Vídeo Para Single “Rapotacho”

Redacção
Paulo Romão Brás

Está quase a chegar o quarto EP do Senhor Vulcão, “Bixos Bons”, anunciado com o vídeo para o primeiro single “Rapotacho”, um avanço em primeira mão Arte Sonora.

Senhor Vulcão soa a um «autêntico trava-línguas acompanhado por guitarra – de um faroeste que se confunde com o litoral português – e uma stompbox costumizada». É música de um homem só e canções feitas à mão. É «folkrap de intervenção». As palavras estão grafadas no comunicado que nos chegou à redacção e servem de mote para o novo lançamento, “Bixos Bons”.

Com edição apontada para 6 de Abril, “Bixos Bons” é o quarto volume de canções de Senhor Vulcão, com «poemas rápidos e pouca edição». Consta que o EP foi gravado em quatro dias numa sala em Marvila com «eco de cimento e vazio». Foram muito poucos os instrumentos na sala pois «a escassez aguça a destreza». Stompboxes construídas e doadas por amigos, uma guitarra acústica, pequenos instrumentos electrónicos para os loops e algumas gravações de sons captados ao longo de meses de deambulação. Os takes foram poucos «para ficar a crueza e a edição cirúrgica para a crueza não sair». Um EP não de linguagem infantil, mas sim de «sensibilização para os miúdos que não crescem».

Quanto ao single “Rapotacho”, estreou segunda-feira, dia 29 de Março, exclusivamente em rádios locais, em jeito de «combate às assimetrias regionais». Agora que o tema já tem vídeo, a estreia faz-se em exclusivo nas páginas da AS. O Senhor Vulcão explica que “Rapotacho” fala de «amor pastilha e pavão macho: amor dos anos 20, furioso, cheio de glamour pixel e like fácil. Fala de sobeja e vazio, velocidade, egotrip e selfie Adonis».

Fundador e baterista dos extintos Atomic Bees, o Senhor Vulcão reencontra-se com as canções longos anos depois. «Um dia, comprou uma pequena guitarra e voltou-se a embalar ao som das cordas». Em 2008, começa a escrever e a compor sem intenção. Numa manhã de Janeiro, decidiu gravar uma canção ao ritmo de uma stompbox, uma caixa de charutos feita por um amigo de infância. «Fez sentido, aquelas palavras precisavam de ar». Em 2013, lança o seu primeiro volume “Montanha” e em 2015 o seu segundo e terceiro volumes, “As Canções do Bandido” e “As Flores Do Bem”. Em 2020, edita um volume em formato de livro chamado “Mansidão e Blandícia”, com diversas colaborações com convidados tanto a nível musical como de imagem e, em 2021, mais concretamente no próximo dia 6 de Abril, lança “Bixos Bons”. No início do próximo ano, o Senhor Vulcão volta a entrar em estúdio para a gravação de um novo volume chamado “Intervenção”.

Para já podes ouvir “Rapotacho” e fazer o download de “Bixos Bons” no bandcamp do Senhor Vulcão. Em baixo dispara o player para ver “Rapotacho” em imagens.

EGITANA