Fantasma, Negro Dia

Fantasma, Negro Dia

Nero
Mike Ghost

Fantasma é o novo projecto de Mike Ghost. “Negro Dia” é o primeiro single para “Perpetua”, o EP que será lançado durante 2019. O vídeo resulta de uma colaboração com Rosalvo Melo.

Mike Ghost é um dos mais prolíficos artistas no underground nacional. Desde logo por ser um dos motores dos emblemáticos Men Eater, banda que encerrou o seu último capítulo em 2016. Músico colaborador em vários projectos do universo rock em Portugal, já se havia estreado a solo, através do split 7” que reunia o seu single “Paper Bones” a “Susan”, das Zoëtrøpe, editado em 2013 pela Volcom Entertainement. Mais recentemente o músico editou “Act One” ao lado do seu irmão – Poli Correia (Sam Alone) – que também já passou pela redacção da AS, numa das sessões do Quinto Andar.

Já este ano, Mike Ghost, sob a égide Fantasma, vai editar o seu primeiro EP. “Perpetua” terá, numa primeira fase, edição exclusivamente digital. O trabalho foi gravado em ambiente home studio, com Mike Ghost a multiplicar-se na gravação instrumental e nas vozes, além de ter assumido também a mistura e masterização dos temas. A grande maioria das gravações foi mesmo feita numa máquina “4 pistas” de cassete. Também algumas das misturas foram feitas numa mesa analógica, de forma a obter um ambiente sonoro híbrido.  A ideia passou também por criar, num primeiro momento, a estética sonora de Fantasma e depois colaborar com outros músicos para colocar a banda nos palcos.

O EP será apresentado progressivamente, single a single, durante os próximos meses. O primeiro tema a ser estreado é “Negro Dia”. A canção fala de um lugar que é retratado visualmente no vídeo. Nas palavras do músico: «Um lugar algo vazio, onde, para nosso consolo, pintamos algumas cores e desenhamos ambientes bonitos, para que seja mais fácil justificar o que estamos a fazer». Algo que nos remete para o desespero último no ser humano, na pessoa, e em como procurar reagir, encontrar auto-redenção.

O conceito do vídeo surgiu numa troca de conversas com o Rosalvo Melo. Refere Mike: «Somos amigos faz tempo, sempre segui o trabalho dele, tenha sido ele para grandes nomes da indústria (U2, Rolling Stones, Katy Perry) ou até mesmo em trabalhos mais Broadcast. E, apesar de ele não residir em Portugal, conseguimos trabalhar juntos para chegar ao que é o video. No início falámos de algumas ideias, nada em concreto, mas um dia, do nada, ele enviou-me uns frames de algo que tinha começado a criar para Fantasma e, basicamente, num vídeo com meia dúzia de segundos ele agarrou-me e seguimos com a ideia».

Melo trabalha em animação e 3D e foi determinante no desenvolvimento de Fantasma, como admite o músico português. «Visto estar um pouco a rescrever-me, achei que o vídeo teria que ter algo que ‘inteirasse’ o que se estava a passar, ia enviando desenhos dos ambientes que queria e ele, a seu tempo, ia-me atirando umas bolas. Entretanto, comecei a trabalhar alguns dos frames que ele me ia enviando e daí a criar as imagens do EP, capa do Single, capa do EP, tudo a partir do que se estava a criar para o vídeo. Finalmente, entre Lisboa, Londres e Tampa (Florida) fechámos o vídeo».

Vê e escuta “Negro Dia” no player em baixo.