Festas da Cidade de Coimbra com Tatanka, Resistência, Linda Martini, Tiago Bettencourt, Entre Outros

Festas da Cidade de Coimbra com Tatanka, Resistência, Linda Martini, Tiago Bettencourt, Entre Outros

Redacção

As Festas da Cidade de Coimbra vão realizar-se de 01 a 11 de Julho, no rigoroso cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Tatanka (9 de Julho) e Resistência (10 de Julho) juntam-se aos destaques já confirmados do cartaz de bandas das Festas da Cidade de Coimbra 2021: Bamba Social & Tiago Nacarato (1 de Julho), Richie Campbell (2 de Julho), Tiago Bettencourt com a participação da Orquestra Clássica do Centro e do Cordis (4 de Julho), Linda Martini (7 de Julho), a banda do filme Variações (8 de Julho).

Um cartaz transversal, de grande relevância cultural, mas cuja principal característica é valorizar o que é de Coimbra. Assim, aos projetos de maior destaque da cena musical nacional, somam-se três projetos musicais de artistas da cidade que estas celebrações vão ajudar a promover: “Amigo Paredes” (3 de Julho), “Solto” de João Farinha e convidados (5 de Julho) e Tiago Silva (6 de Julho).

O acesso aos concertos é gratuito, no entanto implica o levantamento prévio de bilhetes através da Ticketline, que estarão disponíveis a partir das 15h00 de dia 28 de junho. Será cumprida a lotação possível imposta pela legislação em vigor para os recintos dos espetáculos, que serão devidamente delimitados, os lugares previamente identificados por cadeiras e respetivas marcações, será cumprido o devido distanciamento entre os espectadores, assim como todas as orientações da DGS.

Para que os concertos possam chegar ao maior número de pessoas e porque a lotação dos espaços é reduzida, a CM Coimbra decidiu que todos os espetáculos que decorrem no Jardim da Sereia e no Convento São Francisco serão transmitidos em direto através das redes sociais e do canal de Youtube do município.

Porém, as iniciativas vão muito para além desta imperdível dezena de espetáculos que acontecem no Jardim da Sereia e no Convento São Francisco.

Este ano, a CM Coimbra vai ainda mais além e leva as Festas da Cidade de Coimbra às freguesias através do “Descentr’Arte”. Um projeto cujo objetivo é precisamente descentralizar a programação musical, ao mesmo tempo que tem a missão de dar voz a alguns dos mais representativos projetos musicais do concelho.

Desde o fado ao jazz, passando pelo rock, entre outros estilos musicais, o “Descentr’Arte” conta com atuações ao ar livre em cada uma das Freguesias ou União de Freguesias do concelho, nas datas de 2, 3, 4, 9, 10 e 11 de julho, todos com início pelas 19h00. Os 18 espetáculos serão protagonizados por 10 grupos de Coimbra, a lotação será limitada a 50 pessoas, lugares sentados e cumprindo o plano de contingência imposto pela DGS.

A programação conta com espetáculos que vão desde a atuação da Brigada Vítor Jara (Santo António dos Olivais), à banda Ghost Hunt (Torres do Mondego), passando por concertos do Cordis (Ceira; Santa Clara e Castelo de Viegas), pelas Cantigas a Todas as Horas (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu; Antuzede e Vil de Matos; Almalaguês), passando pelo jazz de João Fragoso Trio (Brasfemes).

Mas o programa conta ainda com os espetáculos de fado de Coimbra com as atuações do Fado ao Centro (São João do Campo; Trouxemil e Torre de Vilela; Souselas e Botão), de António Dinis, (Eiras e São Paulo de Frades; São Martinho de Árvore e Lamarosa;) e de António Ataíde (São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades; São Silvestre), sem esquecer o jazz pela mão de Miguel Calhaz Quarteto (Assafarge e Antanhol). O grupo Sete Pés também vai atuar no âmbito deste projeto (Cernache) e o projeto de jazz Filipe Furtado Trio também (Taveiro, Ameal e Arzila).

Para estes concertos não é necessário levantamento de bilhetes e a ocupação dos lugares será realizada por ordem de chegada até à lotação estar completa.

EGITANA