Festival dos Canais em Aveiro com Tiago Bettencourt, The Black Mamba, Gisela João, Entre Muitos Outros

Festival dos Canais em Aveiro com Tiago Bettencourt, The Black Mamba, Gisela João, Entre Muitos Outros

Redacção

Festival dos Canais 2021 regressa em Julho a Aveiro com 50 espectáculos. Música, teatro, dança, novo circo, artes visuais, actividades para crianças e diversas outras áreas artísticas estarão representadas no evento, com 11 estreias nacionais, apresentando-se em vários locais da cidade. A entrada é gratuita.

Tal como em 2020, a edição de 2021 do Festival dos Canais volta a distribuir-se por duas etapas, a acontecer nos dias 15 a 18 e 23 a 25 de Julho, sendo este formato determinado pela situação pandémica.

Nesse sentido, além da habitual implementação de todas as medidas de segurança, foi decidido terminar as actividades às 20h00, possibilitando aos espectadores frequentarem o comércio local, por exemplo, jantando nos restaurantes que fecham às 22h30 horas.

Na tomada de decisão em realizar o evento, «foi devidamente considerada a sua importância no estímulo à economia local, nos mais diversos sectores, procurando contribuir para minorar os impactos negativos que a pandemia tem, inevitavelmente, gerado».

Música, teatro, dança, novo circo, artes visuais, actividades para crianças e diversas outras áreas artísticas estarão representadas no evento, com 11 estreias nacionais, apresentando-se em vários locais da cidade. A entrada é gratuita.

No capítulo da música, o festival volta a apresentar figuras de primeiro plano, havendo dois palcos para os concertos. O de maiores dimensões estará na Praça Marquês de Pombal, com início às 18h30, onde irão actuar Tiago Bettencourt (dia 15), The Black Mamba (16), Gisela João (17), Bárbara Bandeira (18), Matay com Agir (24), Troll’s Toy com a Orquestra Filarmonia das Beiras (23) e D.A.M.A. (25). Os restantes concertos serão apresentados às 17h00, no tradicional palco da escadaria do ATLAS Aveiro, que receberá actuações de nomes como Bia Maria, Navega, The Twist Connection, Labaq, Lobo Mau, Curt Davis e Cabrita.

Durante o festival, até 25 de Julho, estará a decorrer uma open call para angariação de peças para o Museum of Broken Relationships, havendo no Museu de Aveiro / Santa Joana um pop-up deste projecto internacional. Mais tarde, entre 14 de Agosto e 3 de Outubro, haverá uma exposição do projecto em Aveiro com as peças e histórias angariadas. O Museum of Broken Relationships é um projecto oriundo da Croácia e formado por objectos que contam histórias de amores e desamores, para o qual qualquer pessoa pode contribuir oferecendo um objecto com significado emocional.

Estreia absoluta nesta edição é ainda a Festival dos Canais TV, uma emissão nas redes sociais em formato televisivo, com entrevistas, reportagens e os principais destaques do festival, para acompanhar ao longo de todo o evento.

O Festival dos Canais é totalmente gratuito, sendo os bilhetes disponibilizados 1 hora antes do início das actividades no respectivo local, excepto no caso dos concertos na Praça Marquês de Pombal, cujos ingressos serão levantados 1h30 antes do seu início no Museu de Aveiro / Santa Joana – entrada da Igreja de Jesus.

Programa completo, aqui.

PROGRAMAÇÃO

15 de Julho
Tiago Bettencourt

16 de Julho
The Black Mamba

17 de Julho
Gisela João

18 de Julho
Bárbara Bandeira

23 de Julho
Troll”s Toy & Orquestra Filarmonia das Beiras

24 de Julho
Matay com Agir

25 de Julho
D.A.M.A

EGITANA