Festival Fazunchar de Volta a Figueiró dos Vinhos

Festival Fazunchar de Volta a Figueiró dos Vinhos

Redacção

O festival Fazunchar, que se assume principalmente como uma experiência de partilha, de encontro e de (re)descoberta entre pessoas, arte e território, regressa a Figueiró dos Vinhos já este sábado e acontece nesta sua 3.ª edição de 14 a 22 de Agosto de 2021. Miramar e Fred são os destaques do cartaz musical.

A programação multidisciplinar, que pretende fortalecer o cruzamento entre estas três dimensões, apresenta pinturas murais, instalações, residências artísticas, exposições, workshops, conversas, visitas guiadas, concertos ainda o já tradicional piquenique comunitário.

Um pouco por todo o território de Figueiró dos Vinhos, haverá actuações de alguns dos mais reconhecidos artistas portugueses e estrangeiros da actualidade, entre os quais se destacam a espanhola Elisa Capdevila, o argentino Bosoletti ou a artista francesa Perrine Honoré, bem como os portugueses Pantónio, Mariana Duarte Santos, Samina ou Third.

Pelas ruas da Vila será ainda possível ver o histórico artista espanhol Isaac Cordal, bem como com a componente exterior da exposição Versos, de Rute Ferraz, que apresenta, também pelo Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, o resultado das suas residências artísticas de fotografia realizadas em 2019 e 2020.

No que diz respeito à programação musical, o festival conta com a presença da dupla Miramar (projecto de Frankie Chavez e Peixe) e Fred, sendo que este último artista irá apresentar o resultado da participação no programa de residências artísticas.

Esta edição conta ainda com mais três residências artísticas, nas áreas de desenho, vídeo e fotografia, envolvendo respectivamente os seguintes talentos: Francis.co, Mariana Vasconcelos e Miguel Oliveira.

A edição 2021 do Fazunchar volta a proporcionar a toda a comunidade a aprendizagem de algumas técnicas artísticas com alguns dos mais reconhecidos artistas da área, apresentando um workshop de stencil orientado por Samina e um workshop de ilustração com plasticina orientado por Mantraste.

Como vem sendo habitual desde a primeira edição do Fazunchar com o lançamento da acção “Ilustrar Malhoa”, este ano a organização lançou o desafio de reinterpretação de uma obra de Malhoa à ilustradora Teresa Rego, cuja obra integrará esta original colecção de postais que nasceu originalmente para as ruas da Vila de Figueiró dos Vinhos.

Agendadas para o último fim‑de‑semana de programação, há ainda a destacar as habituais visitas guiadas pelas obras realizadas ao longo do evento, pela Vila e pelas várias freguesias. Este ano surge uma nova forma de deambulação e reconhecimento do território, a Volta dos Vinhos. A programação culmina depois no piquenique comunitário.

A edição 2021 do festival traz ainda consigo a recuperação parcial de uma tradição, o jornal de cordel, que irá habitar o centro da Vila e onde residentes e visitantes poderão acompanhar, desta forma absolutamente informal, um pouco ou muito do que se estará a passar durante os nove dias de agitação que se alastra por todo o território que compõe Figueiró dos Vinhos.

Mais informações aqui.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL
20 agosto | 21h30
FRED (Portugal)
Rua Sá de Miranda, 25 (junto da obra de Mohamed L’Ghacham)

21 agosto | 21h30
MIRAMAR (Portugal)
Adro da Igreja Matriz de Figueiró dos Vinhos, Praça da República 1, Figueiró dos Vinhos

EGITANA