Festival Hans Otte: Sound Of Sounds Percorre Quatro Cidades Portuguesas

Festival Hans Otte: Sound Of Sounds Percorre Quatro Cidades Portuguesas

Redacção
Silvia Otte

O Hans Otte : Sound of Sounds é um festival dedicado à obra do artista e compositor alemão Hans Otte (1926-2007), que decorre de Outubro de 2021 a Maio de 2022 em quatro cidades portuguesas: Lisboa, Évora, Guimarães e Viseu.

O festival conta com exposições, concertos, conferências e a estreia mundial da peça de teatro musical J-CHOES, J’ai faim, dedicada aos compositores John Cage, Hans Otte e Erik Satie da autoria de Lou Simard e Ingo Ahmels, que assume a curadoria do festival com a pianista Joana Gama.

A lendária pianista Margaret Leng Tan participará na peça de teatro musical assim como no concerto Oriente:Ocidente – Cage:Otte, que estreia em Lisboa a 6 de Novembro.

A influência de Hans Otte na divulgação e criação de música contemporânea na Europa Ocidental do pós-guerra como director do departamento de música da Radio Bremen foi significativa e o próprio Otte – com a ajuda do Goethe-Institut – apresentou um pouco por todo o mundo a sua obra-prima para piano Das Buch der Klänge / O Livro dos Sons com grande sucesso. As contribuições de Otte para o campo da arte intermédia e sonora são múltiplas: para além de peças musicais, a sua obra inclui ainda instalações sonoras, peças de teatro musical ou poemas.

A ideia da criação do Festival Hans Otte : Sound of Sounds surgiu após uma troca de emails entre dois estranhos que se tornaram amigos: o pianista, compositor, dramaturgo, curador, investigador, produtor musical, conferencista e professor alemão Ingo Ahmels, que trabalhou como assistente de Hans Otte entre 1995 e 2007, data da morte do compositor, e lhe dedicou a tese de doutoramento, e a pianista, performer e investigadora portuguesa Joana Gama, impulsionadora do festival. A curadoria é assim assinada por Ingo Ahmels e Joana Gama, numa coprodução com o Goethe-Institut Portugal, entidade que apoiou o projecto desde a sua génese.

O Festival Hans Otte : Sound of Sounds decorre de Outubro de 2021 a Maio de 2022 em quatro cidades do país com um ciclo de concertos, teatro musical, exposições e ainda conferências no âmbito académico, cruzando públicos e abordagens, dando seguimento a um primeiro momento que aconteceu em outubro de 2020, com a estreia, em Portugal, de O Livro dos Sons de Hans Otte, pela pianista Joana Gama. O festival instala-se em Lisboa em Outubro e Novembro, chegando a Évora em Dezembro, a Guimarães em Janeiro e a Viseu em Abril e Maio, regressando ainda a Lisboa.

Com arranque marcado para 23 de Outubro, a abertura do Festival Hans Otte : Sound of Sounds coincide com a inauguração da exposição homónima na Brotéria, em Lisboa (até 27 de Novembro), que apresenta as duas instalações sonoras arquetípicas Ich -Atemobjekt (1970) e Namenklang (1995) de Hans Otte, assim como uma selecção representativa de partituras e desenhos seus, complementados por fotografias biográficas, nomeadamente da autoria da filha do compositor, a fotógrafa Silvia Otte. A exposição, que conta ainda com a obra Air – Hommage an Hans Otte, John Cage und den Klang der Klänge (2019/20) de Ingo Ahmels, que parte de um texto que Hans Otte escreveu em homenagem a John Cage, segue depois o percurso realizado pelo festival, permanecendo por cerca de um mês em cada cidade (inaugurações em Évora a 4 de Dezembro, Guimarães a 8 de Janeiro e Viseu a 7 de Abril).

À inauguração da exposição segue-se a conferência, no dia 4 de Novembro, no Goethe-Institut em Lisboa, que antecipa o concerto Oriente:Ocidente – Cage:Otte na Culturgest, uma estreia em Portugal e um dos pontos altos do festival. Nesta conferência, realizada em colaboração com o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM – NOVA FCSH), a lendária pianista Margaret Leng Tan junta-se a Joana Gama e Ingo Ahmels, curadores do Festival Hans Otte : Sound of Sounds, para uma reflexão sobre os percursos tão singulares quanto distintos de Hans Otte e John Cage, dois compositores unidos por uma boa amizade e uma admiração mútua. A conferência segue também viagem, com datas marcadas para Évora a 2 de Dezembro e Guimarães a 7 de Janeiro.

A 6 de Novembro tem então lugar Oriente:Ocidente – Cage:Otte, um concerto para dois pianos numa “sala de concertos preparada”, idealizado por Ingo Ahmels (conceção e design sonoro) em homenagem a Hans Otte, e que teve a sua estreia em 2006, tendo sido editado pela WERGO em 2008. Nessa ocasião a interpretação contou com dois pianistas masculinos – Elmar Schrammel e Philipp Vandré – sendo agora intencional a escolha de duas mulheres pianistas para a interpretação das obras-primas para piano de John Cage e Hans Otte. Margaret Leng Tan, uma das intérpretes mais conceituadas da música experimental americana, considerada pelo New York Times como “a rainha do toy piano”, e que trabalhou de forma próxima com John Cage, interpreta uma seleção da obra seminal para piano preparado Sonates and Interludes do compositor americano, enquanto a reconhecida pianista portuguesa Joana Gama interpreta uma seleção dos ciclos O Livro dos Sons e O Livro das Horas de Hans Otte. No contexto do festival, está prevista uma única apresentação do concerto Oriente:Ocidente – Cage:Otte em Portugal.

Inicialmente planeado para 2020, a actual situação da pandemia tornou impossível a realização do festival, tendo-se mantido apenas a estreia, em Outubro de 2020, do ciclo O Livro dos Sons de Hans Otte, num concerto na Culturgest com a pianista Joana Gama. Agora, no âmbito do festival, a 24 de Outubro, a RTP2 fará a difusão de uma gravação inédita, realizada na renovada estufa do Jardim Botânico de Coimbra, com a pianista Joana Gama. O concerto será apresentado em Évora a 4 de Dezembro, em Guimarães a 8 de Janeiro e em Viseu a 6 de Abril. Juntamente com a estreia deste concerto em 2020, a Culturgest promoveu ainda o lançamento de um microsite com informação sobre o compositor e fez uma encomenda de peças musicais a seis músicos portugueses – Bernardo Álvares, Helena Espvall, Joana Da Conceição, Norberto Lobo, Pedro Melo Alves e Violeta Azevedo – um tributo em forma de peças-concerto destinadas ao formato online, intitulado Abrindo o Livro dos Sons.

A programação do festival fica completa com a apresentação em estreia mundial – a 8 de Abril no Teatro Viriato, em Viseu, e a 11 de Abril no Goethe-Institut, em Lisboa – da peça de teatro musical J-CHOES, J’ai faim, com música de piano de John Cage, Hans Otte, Erik Satie e Arnold Schoenberg, interpretada ao vivo, que vem transmitir a cumplicidade artística entre os intervenientes, as personagens e certas peças de piano dos compositores referidos. A peça destina-se a três atores pianistas e conta com a interpretação de Margaret Leng Tan no papel de John Cage, Joana Gama no papel Hans Otte, Ingo Ahmels no papel de Erik Satie, e ainda com a direção artística de Lou Simard.

PROGRAMAÇÃO

OUTUBRO/NOVEMBRO 2021 – LISBOA

23.10.2021 – 27.11.2021
Exposição Hans Otte : Sound of Sounds
Morada: Brotéria (R. de São Pedro de Alcântara 3, Lisboa)

24.10.2021
Concerto O Livro dos Sons na RTP2
Difusão da gravação inédita realizada na renovada estufa do Jardim Botânico de Coimbra) do ciclo para piano “O Livro dos Sons” de Hans Otte interpretado por Joana Gama – Canal: RTP2

04.11.2021, 19H
Conferência John Cage & Hans Otte
Morada: Goethe-Institut em Lisboa (Campo dos Mártires da Pátria, 37, Lisboa)

06.11.2021, 19H
Concerto Oriente:Ocidente – Cage:Otte
Morada: Culturgest (Rua Arco do Cego, 50)

DEZEMBRO 2021 – ÉVORA

02.12.2021 (horário a definir)
Conferência John Cage & Hans Otte
Morada: Departamento de Música – Universidade de Évora(Colégio Mateus d’ Aranda, Edifício da antiga Academia de Música Eborense, Rua do Raimundo, 7002-554 Évora

04.12.2021 – 31.12.2021
Exposição: Hans Otte : Sound of Sounds
Morada: Igreja São Vicente, Évora

04.12.2021 (horário por definir)
Concerto O Livro dos Sons de Hans Otte por Joana Gama
Morada: Évora (local a definir)
Preço: a definir

JANEIRO 2022 – GUIMARÃES

07.01.2022 – (Horário e local por definir)
Conferência John Cage & Hans Otte
Morada: Universidade do Minho / CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura

08.01.2022 – 26.02.2022
Exposição Hans Otte : Sound of Sounds

Pequeno concerto na inauguração da exposição
Morada: CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura, Guimarães (Rua Padre Augusto Borges de Sá, 4810-523 Guimarães, Portugal)

ABRIL/MAIO 2022 – VISEU

06.04.2022 – 21h
Concerto: “O Livro dos Sons” de Hans Otte por Joana Gama
Morada: Teatro Viriato (Largo Mouzinho de Albuquerque, Viseu)

08.04.2022 – 21h
Estreia mundial: Teatro musical : J-CHOES, j’ai faim
Morada: Teatro Viriato (Largo Mouzinho de Albuquerque, Viseu)

07.04.2022 – 14.05.2022
Exposição: Hans Otte : Sound of Sounds
Local e horários por definir

ABRIL 2022 – LISBOA

11.04.2022 – 19h
Estreia mundial: Teatro musical : J-CHOES, j’ai faim
Morada: Goethe-Institut, em Lisboa (Campo dos Mártires da Pátria, 37, Lisboa)

EGITANA