Quantcast
Festival Santa Casa Alfama’18 anuncia cartaz completo do Palco Ermelinda Freitas

Festival Santa Casa Alfama’18 anuncia cartaz completo do Palco Ermelinda Freitas

Ana Paiva

O Festival Santa Casa Alfama irá decorrer entre os dias 28 e 29 de setembro, no bairro de Alfama, em Lisboa. O cartaz do Palco Ermelinda Freitas encontra-se encerrado.

O festival lisboeta que celebra o fado está de volta em setembro. Com mais de dez palcos espalhados pelo bairro de Alfama, serão muitos os nomes que irão dar voz aquela que é a música mais tradicional portuguesa, o fado.

O Palco Ermelinda Freitas, no Largo das Alcaçarias, anuncia os nomes que completam o seu cartaz: Filipa CardosoArtur Batalha e Ana Marta, no dia 28, e Maria da Nazaré e Jorge Roque, no dia 29.

Artur Batalha nasceu em Alfama e começou a dar os primeiros passos no mundo do fado com apenas 14 anos, na Taverna do Embuçado. Foi distinguido, em 1971, com o prémio da Grande Noite do Fado, no Coliseu de Lisboa, e é considerado uma figura de referência deste género musical e também da cidade de Lisboa.

À semelhança de Artur Batalha, Filipa Cardoso também se estreou na Taverna do Embuçado, com 15 anos, onde foi imediatamente contratada para fazer parte do elenco. Já ganhou a “Grande Noite do Fado”, no teatro São Luiz e gravou o seu primeiro álbum “Cumprir seu Fado”, em 2009. Prepara-se agora para lançar um segundo projecto.

Ana Marta já tinha o fado no coração deste os 12 anos e, a partir daí, começou a cantar em casas míticas como “O Faia”, “Café Luso” ou “Clube de Fado”. Actualmente trabalha no restaurante “O Timpanas”, em Alcântara, uma das mais prestigiadas casas de fado. Em 2011 foi distinguida com o Prémio Revelação Amália Rodrigues.

Maria da Nazaré começou por cantar em Lisboa para amigos e, mais tarde, em sessões para trabalhadores, organizadas pela antiga FNAT. No final da década de 60, venceu, por duas vezes, a Grande Noite do Fado no Coliseu de Lisboa. Com 17 anos fez parte do elenco de artistas que colaboravam com a antiga Emissora Nacional, onde teve a oportunidade de percorrer o país a cantar em noites de fado que eram transmitidas pela rádio. Já coleccionou ao longo da sua carreira prémios e distinções como a Medalha Municipal de Mérito da Câmara Municipal de Lisboa ou o Prémio Amália Rodrigues.

Jorge Roque integrou desde os 10 anos de idade, vários projectos musicais. Em 2010 venceu a última edição do programa televisivo “Operação Triunfo”. Após arrecadar o título de vencedor frequentou a escola internacional de música Berklee College of Music”, em Boston, e três anos depois, editou o primeiro disco de originais “Às Vezes”.

Os bilhetes diários para o festival custam 15€ e o passe de dois dias tem o preço de 25€.

CARTAZ

28 SETEMBRO
Palco Santa Casa
Dulce Pontes
Paulo de Carvalho
Maria Emília

Museu do Fado | Esplanada 
João Chora
Teresa Tapadas

Museu do Fado | Largo Chafariz de Dentro
Família Parreira (António, Ricardo e Paulo)
Ângelo Freire

Palco Ermelinda Freitas | Largo das Alcaçarias
Filipa Cardoso
Artur Batalha
Ana Marta

29 SETEMBRO
Palco Santa Casa
Raquel Tavares
Alexandra
António Pinto Basto
Maura

Museu do Fado | Esplanada 
Cristina Maria
Carlos Leitão

Museu do Fado | Largo Chafariz de Dentro
Marta Pereira da Costa
Pedro Jóia

Palco Ermelinda Freitas | Largo das Alcaçarias
Maria da Nazaré
Jorge Roque