Quantcast
Filho de Eddie Van Halen Acusa Leiloeira de Explorar a Morte do Pai

Filho de Eddie Van Halen Acusa Leiloeira de Explorar a Morte do Pai

Redacção

O filho de Eddie Van Halen, Wolfgang, criticou a recente venda de “três guitarras do seu pai” em leilão, alegando que a Julien’s Auctions, que organizou o evento, «tirou partido» da morte do lendário guitarrista e que as guitarras não tinham qualquer valor real.

Eddie Van Halen deixou-nos em Outubro, tendo deixado um enorme espólio, não só musical, como material. E continua a dar que falar.

Em resposta a uma notícia sobre o leilão realizado a 2 de Dezembro, e cujo título era «Três guitarras às riscas foram vendidas num leilão para caridade», Wolfgang Van Halen veio agora demarcar-se de toda a situação, tendo publicado um tweet no qual esclareceu: «Não eram guitarras de palco. Não tive nada a ver com isto. Não tenciono vender nenhuma das guitarras icónicas do meu pai».

Ao perceber que os lucros do leilão não iam, de facto, para a caridade, Wolfgang esclareceu: «Não foi para caridade. Eles estão apenas a aproveitar-se da morte do meu pai. Que surpresa».

Entretanto, no Instagram, Wolfgang Van Halen clarificou a sua posição: «Têm dito que eram guitarras icónicas. Não é verdade. Isso faz parecer que a Frankenstein ou a guitarra Shark foram vendidas. Sim, isso é treta. Uma das guitarras leiloadas foi na verdade um presente, por isso sim, parece-me um pouco merdoso, se me perguntarem».

O presente em questão é uma Kramer personalizada, montada por Eddie e pelo seu técnico Matt Bruck nos estúdios 5150. A guitarra foi alegadamente oferecida como presente a um dos amigos próximos de EVH, o falecido Bryan Cush, proprietário da Cush’s Centenary Oyster House, em Los Angeles. E foi a soma mais elevada do leilão, tendo sido vendida por $231,250.

Os outros dois instrumentos vendidos foram uma Charvel Art Series de 2004 por $140.800 e uma Frankenstrat em escala reduzida usada no vídeo “Hot For Teacher”, de Van Halen, por $50.000. O enredo da história aumentou quando Wolfgang começou a tweetar sobre o leilão e a deixar comentários sobre vários artigos noticiosos que falavam sobre a venda.

Um homem que se apresentou como sendo o advogado da propriedade de Cush, Michael Sohigian, respondeu depois a Wolfgang no Twitter, afirmando que a família Cush irá processar e leiloeira Julien’s Auctions e as várias partes envolvidas na esperança de recuperar a guitarra Kramer.

«O teu pai [Eddie Van Halen] deu a guitarra a Bryan Cush», escreveu Sohigian. «Depois da morte de Bryan, durante o testamento da propriedade de Bryan, que incluía a guitarra do teu pai, que Bryan guardava […] um dos seus irmãos vendeu-a no eBay sem dizer ou pedir autorização». O comprador vendeu depois a guitarra através da Julien’s Auctions. Segundo Sohigian, tanto o comprador como o licitador vencedor também farão parte do processo judicial.

https://platform.twitter.com/widgets.js