Frank Zappa, O Maior Rig Rundown de Sempre

Frank Zappa, O Maior Rig Rundown de Sempre

Nero

Até ao final de 2019 vão ser editados dois fascinantes livros sobre Frank Zappa. Um dscreve minuciosamente todo o gear que o músico usou na sua carreira. O outro entra dentro do processo de criação de “Hot Rats”.

O Zappa Family Trust, entidade que gere o legado do lendário músico, anunciou a edição de dois novos livros relacionados com Frank Zappa. Um deles é obrigatório para todos os fãs do músico que adoram esse extraordinário álbum que é “Hot Rats”. O outro é obrigatório para todos os fãs do músico e maníacos de gear.

Ahmet Zappa, filho do músico e executor do Zappa Family Trust, afirma que «estes livros permitem aos fãs uma nova forma de ligação a Frank Zappa. Abrem uma janela fascinante para a mente de Frank e das ideias que teve durante a sua carreira».

Os livros vão ser editados nos dias 29 de Novembro e 15 de Dezembro. O primeiro a chegar é Zappa Gear: The Unique Guitars, Amplifiers, Effects Units, Keyboards and Studio Equipment”, escrito por Mick Ekers e introduzido por outro dos filhos do artista, Dweezil Zappa. O livro oferece uma visão aprofundada, sem precedentes, à maquinaria por detrás da música. E, além de uma detalhada descrição do equipamento, também descreve alguns dos inventores e engenheiros pioneiros no desenvolvimento de alguns instrumentos, afinal Frank Zappa era um reconhecido experimentalista e inovador musical, sempre ansioso por explorar os avanços tecnológicos.

A vida de Zappa coincidiu com a explosão do desenvolvimento da tecnologia musical, da década de 60 em diante. Aliás, a AS#62 aprofunda uma parte desse boom que acabaria por conduzir ao surgimento do hard rock, em 1969. Sem invenções como os amps Marshall, a Gibson SG, o pedal wah-wah ou o Synclavier, muitos destes produtos modificados de acordo com as exigências de Zappa, por vezes de formas muito para lá da intenção do design original, a sua música seria certamente diferente. Amplamente ilustrado, este livro inclui acima de 180 fotografias exclusivas das guitarras e restante equipamento de Frank Zappa.

Depois chegará o livro “The Hot Rats Book”, escrito por Bill Gubbins e introduzido por Ahmet Zappa. A intenção é celebrar o 50º aniversário do aclamado álbum. Para isso, Ahmet Zappa e o Zappa Family Trust juntaram-se à Backbeat Books e a Bill Gubbins, o único fotógrafo que documentou as sessões de gravação de “Hot Rats junto de Zappa e dos Mothers Of Invention originais que deram o seu último concerto no dia 10 de Agosto de 1969.

Sobre o disco, Frank Zappa disse: «É um filme para os ouvidos». Após 50 anos da sua edição, “Hot Rats” permanece como o disco mais aclamado e mais sucedido comercialmente de Zappa. O livro oferece uma perspectiva do génio criativo do músico e do seu talento enquanto compositor, letrista, produtor, pioneiro em estúdio e virtuoso na guitarra.