FUMINHO, o Novo Festival de Música de Setúbal a Decorrer Até Dezembro

FUMINHO, o Novo Festival de Música de Setúbal a Decorrer Até Dezembro

Redacção
Raquel Castro

O antigo FUMO – Festival de Música Urbana e Outras Coisas deu lugar ao FUMINHO, um ciclo de concertos em versão mini que, entre Agosto e Dezembro de 2021, vai ocupar vários locais secretos de Setúbal. Tó Trips e Fado Bicha são os primeiros nomes confirmados.

Entre 2010 e 2015, a Experimentáculo organizou o FUMO, que tinha como objectivo a promoção de locais de valor histórico e cultural de Setúbal, através de espectáculos musicais e não só. Pelo certame passaram bandas como os Mão Morta, Dead Combo, Linda Martini, Pop Dell’Arte, Mazgani ou The Legendary Tigerman.

Agora, em 2021, surge o festival FUMINHO, uma versão reduzida do FUMO, com mini-concertos que irão decorrer uma vez por mês até ao fim do ano.

O FUMINHO, explicam os organizadores, «surge da vontade de dinamizar a Cultura e de fazer acontecer. Além de apresentar à cidade uma programação musical diversa, desvenda também um pouco da história de Setúbal, possibilitando a entrada, durante os concertos, em locais históricos que fazem parte do património imóvel da cidade e que estão actualmente em situação de abandono, desactivados ou aproveitados para outros fins».

Assim, o FUMINHO ganha vida em vários pontos característicos de Setúbal. A programação conta com nomes como Tó Trips e Fado Bicha, dois dos artistas confirmados que transformarão em palco lugares enigmáticos da cidade nesta edição do festival. Os locais serão mantidos em segredo até perto da data de cada actuação, para garantir também a sua protecção. A programação completa e os restantes locais irão ser revelados ao longo do tempo.

Devido à pandemia, esta edição do FUMINHO terá público reduzido, o que acrescenta inevitavelmente um ambiente mais intimista aos espectáculos. Os recintos vão sendo revelados ao longo dos cinco meses do festival e estão limitados a 20 espectadores.

Por isso, algumas bandas irão apresentar-se em dose dupla, em dois dias seguidos. O FUMINHO acontece de Agosto a Dezembro de 2021 e decorre dentro das normas de segurança da Direcção-Geral de Saúde. O evento continua a ser organizado pela associação Experimentáculo, é financiado pelo programa “Garantir Cultura” do Ministério da Cultura e conta ainda com o apoio logístico da Câmara Municipal de Setúbal.

A reserva dos bilhetes é feita através do e-mail do festival: festivalfumo@gmail.com. Para mais novidades e para consultar a programação completa visita o perfil de Instagram do festival.

EGITANA