Quantcast
Gaia World Music Reúne Música Tradicional do Norte e da Galiza

Gaia World Music Reúne Música Tradicional do Norte e da Galiza

Redacção

O Gaia World Music acontece dias 3 e 4 de Setembro no Centro Cultural e Recreativo da Beira-Rio e reúne Retimbrar, Galandum Galundaina e o galego Baiuca, entre outros representantes da música tradicional do Norte de Portugal.

Num ano ainda fortemente marcado pelos efeitos da Covid-19, o regresso do Gaia World Music quer contribuir para a retoma do sector cultural e artístico, um dos mais duramente afetados pela pandemia.

Presencial, cumprindo com as normas da Direcção Geral de Saúde, o festival acontece num formato também ele reduzido de apenas dois dias com dois concertos por noite. A actual pandemia levou a organização a voltar-se para o local e sendo o Gaia World Music um festival que aposta na música de raiz, esta edição é pensada para trazer o que de melhor se faz na fusão entre a ancestralidade e a contemporaneidade da música tradicional, com grupos provenientes do norte de Portugal e da Galiza.

O festival acontece no Centro Cultural e Recreativo da Beira-Rio conhecido por Espaço Zé da Micha, um local central, carregado de história para todos os gaienses e pretende afirmar-se como um festival urbano de referência no calendário dos festivais de música em Portugal.

O cavaquinho do bracarense Daniel Pereira Cristo que se fará acompanhar de um leque de excelentes músicos numa formação em hepteto abrirá este festival, num espectáculo repleto de alegria e boa música. Esta primeira noite fecha com chave de ouro com um espectáculo audiovisual eletrofolk, do fenómeno galego Baiuca.

O segundo dia inicia com a música tradicional dos mirandeses Galandum Galundaina, acompanhados pelos Pauliteiros de Miranda e prossegue com os ritmos de Retimbrar, que contam com a participação especial dos gaienses Mareantes do Rio Douro para um fecho em grande desta edição do Gaia World Music.

O festival tem entrada gratuita. Os bilhetes podem ser obtidos, no local, duas horas antes dos concertos das 19h00 (abertura de portas às 18h00). Os bilhetes para os concertos das 21h00 podem ser adquiridos após final dos concertos anteriores (abertura de portas após limpeza e desinfeção do recinto).

PROGRAMAÇÃO
3 de Setembro

Daniel Pereira Cristo (Minho) – 19h
Baiuca (Galiza) – 21h

4 de Setembro
Galandum Galundaina (Trás-os-Montes) | Pauliteiros de Miranda (Miranda do Douro) – 18h
Retimbrar (Grande Porto) | Mareantes do Rio Douro (VN Gaia) – 21h