George Martin: Morreu mais um Beatle

George Martin: Morreu mais um Beatle

Tiago da Bernarda

O produtor britânico, também conhecido como o “quinto Beatle”, faleceu aos 90 anos.

George Martin, produtor, compositor, engenheiro de som e músico, morreu aos 90 anos. A notícia foi confirmada por Ringo Starr no Twitter. O seu trabalho com os The Beatles valeu-lhe a alcunha de “Quinto Beatle”.

«Deus abençoe George Martin. Paz e amor para Judy [a sua mulher] e para a sua família (…). Vamos sentir a falta de George», escreveu o baterista no Twitter «Obrigado por todo o teu amor e simpatia, George»

Para além de ter conseguido o primeiro contracto de gravação aos The Beatles e de ter produzido grande parte das suas músicas, George Martin trabalhou também com Paul McCartney e Ringo Starr a solo para além de artistas como Kate Bush, Jeff Beck, Gerry and the Pacemakers, Cilla Black, The Mahavishnu Orchestra, Céline Dion, The Action, America, Billy J. Kramer e Cheap Trick.

Produziu também o single de Elton John, “Candle In The Wind”, uma das músicas mais vendidas de sempre. Ao longo dos anos venceu vários Grammys e foi nomeado para um Óscar pela sua prestação no filme “Os quatro Cabeleiras do Após-Calipso” (A Hard Day’s Night).