Gibson Destrói Fornada Inteira de Modelos Firebird X

Gibson Destrói Fornada Inteira de Modelos Firebird X

Nero

Um antigo empregado da Gibson publicou um vídeo macabro que mostra a destruição de centenas de modelos Firebird X. A marca garante que estas guitarras eram irrecuperáveis e impossíveis de serem consideradas para doação.

A Gibson destruiu recentemente centenas de modelos das guitarras Gibson Firebird X. Um vídeo captou o momento. Os motivos apontados para a destruição das guitarras envolvem o seu retrógado sistema de switching, os afinadores robotizados, acessórios Bluetooth e, no geral, o seu desajeitado software.

No fundo, motivos apontados desde há muito como causadores das muitas desgraças da Gibson, mas não deixa de causar alguma dor aos amantes mais susceptíveis da guitarra eléctrica ver centenas de instrumentos a serem dizimados por uma caterpillar.

O vídeo (no player no fundo do artigo) foi publicado por um antigo empregado da Gibson, que explicou ao canal YouTube The Guitologist que as guitarras estavam impraticáveis para serem colocadas no mercado e que a empresa tinha forçosamente de dar baixa dos instrumentos nos seus livros de contabilidade, tendo em conta a transição de poder que houve na marca, após a destituição do antigo CEO, Henry Juszkiewicz.

Ver este macabro vídeo levantou a questão: porque raio não foram as guitarras doadas? Num comunicado oficial, a Gibson afirmou que as imagens do vídeo dizem respeito a «uma fornada isolada de modelos Firebird X, construídos entre 2009-2011, que eram irrecuperáveis, danificados com componentes inseguros. Este grupo  isolado de modelos Firebird X não poderiam ser doados para qualquer propósito e foram adequadamente destruídos».

O comunicado da marca reafirma a sua recuperação e reabilitação sob a nova direcção, apontando a reformulação da Gibson Foundation, notando que desde 2002, a Gibson doou centenas de guitarras para caridade e escolas, apontando um valor aproximado de mais de 30 milhões de dólares de doações. Um esforço que a marca pretende continuar. A fundação foi criada para apoiar «programas de educação musical com carências, fortalecer a cultura musical e fomentar a criação de música».

NOTA: O vídeo publicado originalmente foi eliminado. Todavia, uma vez na internet…