Ginger Baker, Adeus Lenda

Ginger Baker, Adeus Lenda

Nero

Um dos melhores bateristas de sempre, Ginger Baker morreu aos 80 anos de idade.

Foi fundador dos poderosos Cream e também tocou com Eric Clapton em Blind Faith. Na sua carreira tocou ainda com os Hawkwind, por exemplo. Ginger Baker um dos melhores bateristas na história do rock morreu aos 80 anos de idade.

As causas da morte não foram avançadas. Contudo, o veterano baterista sofria com uma doença pulmonar crónica e estava internado há alguns dias. Acabou por sucumbir.

Peter Edward Baker ganhou a alcunha “Ginger” devido ao seu cabelo ruivo. O irascível músico nasceu em Lewisham, ao sul de Londres, a 19 de Agosto de 1939, pouco antes da Grande Guerra. O seu pai morreu em combate em 1943. Baker, cresceu no limiar da pobreza junto da sua mão, padrasto e tia. Tornou-se um rufia, envolvido em gangues juvenis e cometendo pequenos roubos.

Começou a tocar bateria aos 16 anos de idade. Começou no jazz, mas a sua agressividade atrás do kit não se ajustava bem. Gravitou então para a cena blues que estava em erupção em Londros no início da década de 60.

Então, em 1962, juntou-se aos Blues Incorporated de Alexis Korner, recomendado por Charlie Watts que estava de saída para os Rolling Stones. Aacabou por ganhar maior proeminência na Granham Bond Organisation, já ao lado de Jack Bruce. E quando ambos se juntaram a Eric Clapton criaram uma das maiores lendas do hard rock.

Os Cream foram um dos primeiros super grupos do hard rock. A banda fundia blues, psicadelismo e riffs, criando ícones sónicos como “Strange Brew”, “Sunshine Of Your Love”, “Badge” ou “I Feel Free”. O seu LP “Wheels Of Fire” tornou-se no primeiro disco de platina de sempre, em todo o mundo! No total, as vendas discográficas dos Cream ascendem a mais de 35 milhões de cópias. O nosso álbum favorito nessa discografia é “Disraeli Gears”. Podes relembrar ou descobrir mais sobre esse monumento rock na nossa resenha.

O baixista Jack Bruce morreu em 2014. Com a morte de Ginger Baker, Eric Clapton é o único membro dos Cream que permanece vivo.