Quantcast
Gnration em 2020: Jana Winderen, Mão Morta ou The Legendary Tigerman dão concertos no primeiro trimestre

Gnration em 2020: Jana Winderen, Mão Morta ou The Legendary Tigerman dão concertos no primeiro trimestre

António Maurício

O espaço de criação, performance e exposição em Braga recebe oito concertos com músicos nacionais e internacionais entre Janeiro e Março. Consulta aqui a programação.

O gnration entra em força no ano de 2020. O primeiro trismestre conta com concertos de Vladislav Delay Quintet, Jana Winderen, Mão Morta, Jerusalem in My Heart, Lucrecia Dalt, Gabriel Ferrandini e The Legendary Tigerman. Além disso, Juana Molina é a primeira confirmação para o trimestre seguinte, com um concerto no dia 9 de Abril.

Os Mão Morta, enquanto Mão Morta Redux, versão reduzida composta por Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael e Miguel Pedro, vão musicar “A Casa na Praça Trubnaia”, obra-prima do cineasta soviético Boris Barnet, considerado um outsider do cinema mudo. O filme-concerto resulta de uma encomenda do festival de cinema famalicense Close Up e é apresentado no gnration a 17 de Janeiro.

20 anos depois da estreia a solo, o português The Legendary Tigerman regressa ao palco novamente sozinho. Acompanhado apenas da sua guitarra, um kit de bateria e um kazoo, “One Man Band Tour” levará Paulo Furtado ao gnration a 14 de Fevereiro.

O destaque maior do programa jan-mar 2020 é Sasu Ripatti, figura chave na música eletrónica das últimas décadas. Na viragem do milénio, o músico e produtor finlandês editou um conjunto de álbuns, sob diferentes pseudónimos, como Luomo ou Uusitalo, sendo o mais frequente Vlasdislav Delay, que o catapultaram para o culto. Depois da estreia em 2011 com Vladislav Delay Quartet, regressa agora ao ensemble com mais um elemento. Sasu Ripatti (percussão e eletrónica), Lucio Capece (saxofone) e Derek Shirley (contrabaixo) juntam-se a Max Loderbauer (sintetizador Buchla) e Maria Bertel (trombone) para apresentar Vladislav Delay Quintet num espectáculo construído em residência artística. Acontece a 21 de Fevereiro.

Juana Molina é a primeira confirmação para o trimestre de Abril a Junho. Filha do cantor Horacio Molina, estreou-se nos discos ainda na década de 90, com o álbum “Rara” (1996). Autora de uma estética sonora muito própria, onde a exploração assume um papel principal, é apontada como uma das fundadoras da “folktrónica”, fusão dos géneros folk e eletrónica. Depois do aclamado “Halo” em 2017, sétimo disco do seu já longo
percurso, Molina editou no final do passado mês de outubro o EP “Forfun”, em quedá a conhecer um conjunto de versões punk para quatro canções suas. Juana Molina actua em Braga a 9 de Abril.

Os bilhete para o trimestre Janeiro-Março 2020 e para o espectáculo de Juana Molina já podem ser adquiridos em gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.

Programação gnration

17 Janeiro Mão Morta
25 Janeiro Jana Winderen
14 Fevereiro The Legendary Tigerman
21 Fevereiro – Vladislav Delay Quintet
29 Fevereiro – Index (Evento Internacional focada na relação entre Arte e Tecnologia)
14 Março – Jerusalem in My Heart + Lucrecia Dalt
27 Março – La Resistance + The Nancy Spungen X
9 Abril – Juana Molina