Guitar Center em Risco de Falência

Guitar Center em Risco de Falência

Nero

A célebre cadeia de lojas de instrumentos Guitar Center enfrenta uma grave crise financeira, com acumulação de juros de dívidas, e poderá ser forçada a declarar falência.

De acordo com artigo no New York Times, a célebre cadeia de lojas de instrumentos Guitar Center poderá ser forçada a declarar falência já em Novembro, após ter falhado o pagamento de juros de dívidas de empréstimos bancários na ordem dos 45 milhões de dólares este mês de Outubro.

Após falhar esta prestação de 45 milhões, o Guitar Center viu agora activado um período de 30 dias em que o pagamento tem que ser obrigatoriamente efectuado, sob ameaça de penalizações severas.

O caos criado pela pandemia COVID-19 veio agravar a débil situação financeira da famosa cadeia de lojas, a maior nos Estados Unidos. E se online os instrumentos até tem tido bons números de vendas, nas lojas físicas as coisas não têm sido assim.

No mais recente ano fiscal, o Guitar Center declarou um valor de 2.3 biliões de dólares em vendas, mas também uma dívida acumulada de cerca de 1.3 biliões de dívidas e a agência Moody’s baixou a avaliação de crédito da empresa, em Maio passado.

As dívidas têm vindo a crescer desde que o Guitar Center procurou alterar a sua política de vendas online, após uma OPA em 2007. Esse investimento nunca teve grande sucesso. Para já, a administração da cadeia de lojas recusa-se a comentar esta informação.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.