Guitarra de Kurt Cobain Pulveriza Valor Recorde da Black Strat de Gilmour

Guitarra de Kurt Cobain Pulveriza Valor Recorde da Black Strat de Gilmour

Redacção

A rara Martin D-18E, bastante modificada, que Kurt Cobain usou no histórico MTV Unplugged dos Nirvana foi vendida em leilão por mais de 6 milhões de euros.

Foi apenas um ano que a Black Strat de David Gilmour deteve o recorde de guitarra mais cara de sempre. A Martin D-18E de Cobain foi leiloada pela casa Julien, de Beverly Hills, no leilão “Music Icons”,  junto do seu estojo rígido original, de um conjunto de cordas (já estreado) da Martin, três palhetas e a bolsa de camurça de Cobain, decorada com talheres. O modelo foi perdido pela família Cobain no processo de divórcio de Frances Bean Cobain (filha de Kurt) e Isaiah Silva, que através do acordo se tornou no proprietário da guitarra.

A Martin D-18E esta é uma guitarra esplendorosa e rara. É uma (a sétima) das apenas 302 guitarras D-18E que a Martin construiu. Torna-se naturalmente mais especial pelo facto de ter sido usada por Kurt Cobain no histórico MTV Unplugged dos Nirvana, em Nova Iorque. O MTV Unplugged dos Nirvana foi gravado nos Sony Music Studios em 18 de Novembro de 1993. Foi para o ar na MTV algumas semanas após a gravação. O concerto mostra-nos os Nirvana a fazerem versões acústicas a 14 canções. O alinhamento mistura originais da banda com as já famosas versões a originais de David Bowie, Lead Belly e The Vaselines.

Além disso, é tornada mais rara devido às muitas modificações que foram aplicadas para Kurt Cobain, de acordo com Earnie Bailey, guitar tech da banda de Seattle. «A D-18E, com tampo em spruce, foi equipada com um trio de potenciómetros de volume e tone, um comutador e um pickup Bartolini instalado no buraco de ressonância, entre um robusto par de pickups DeArmond Dynasonic 1950s (que acabaram por ser bypassed, para maior compatibilidade do Bartolini)», refere Bailey.

Agora a guitarra pertence a Peter Freedman, um empresário australiano e fundador da RØDE Microphones, que pagou em leilão, 6 milhões de dólares. Segundo a leiloeira Julien’s, Auctions é mais um recorde atingido por uma guitarra e pulverizou a anterior marca. Em 2019, Jim Irsay tinha arrematado a mais famosa guitarra de David Gilmour e da história dos Pink Floyd por quase 4 milhões de dólares.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.