“Heartleap” será o último álbum de Vashti Bunyan

“Heartleap” será o último álbum de Vashti Bunyan

Ana Cristina Pereira

O terceiro álbum da cantora e escritora folk será o último desde “Lookaftering”, editado em 2005. Devendra Banhart e Vetiver  contribuem para este último projeto de um dos nomes mais influentes da onda folk contemporânea.

Vashti é o exemplo perfeito do sucesso prematuro, depois de descoberta por Andrew Loog Oldham, guru dos Rolling Stones em meados dos anos 60. Foi apelidada de “Bob Dylan feminino”, denominação que sempre recusou. Eventos consecutivos conduziram à edição do primeiro álbum “Just Another Diamond Day”, em 1970.

Reeditado no ano 2000, o sucesso do álbum conduziu Vashti de novo ao mundo da música, abandonando o universo das telas de pintura e pincéis, onde se refugiou durante vários anos sem ter conhecimento do sucesso crescente em torno da sua música. Tornou-se influência de diversos artistas folk, entre eles Devendra Banhart e Joanna Newsom.

“Heartleap” surge como um alinhamento musical de temas que foram sendo compostos e escritos ao longo de sete anos consecutivos. Vashti anunciou num press release que tentou que este projeto representasse o mais possível a música que lhe vai na cabeça. “Não consigo ler musica nem compor, nem tocar piano com mais de uma mão mas gostei de ser capaz de trabalhar por mim mesma e fazer com que (o álbum) soasse como queria”. Acrescenta ainda que este trabalho “não teria acontecido de outra forma”.

O álbum é editado através da FatCat em Outubro deste ano no Reino Unido.

vashti_bunyan_heartleapcover

O alinhamento de “Heartleap”

01. Across The Water
02.  Holy Smoke
03. Mother
04. Jellyfish
05. Shell
06. The Boy
07. Gunpowder
08. Blue Shed
09. Here
10. Heartleap

EGITANA