Heritage Processa Gibson Devido a Ameaças

Heritage Processa Gibson Devido a Ameaças

Nero
Heritage Guitar Facebook

A marca de Kalamazoo afirma que, basicamente, «a Gibson exigiu que a Heritage fechasse portas», apesar de velho acordo entre as duas marcas e pretende resolver o assunto em tribunal.

A Heritage Guitar Inc abriu um processo legal contra a Gibson, tornando-se a mais recente marca a confessar ter sido ameaçada com processos jurídicos dentro da campanha de infracção de patentes movida pela nova liderança da Gibson. O Guitar.com obteve uma redacção do documento legal que deu entrada num tribunal do Michigan no dia 13 de Março de 2020, no qual está detalhado um acordo, previamente confidencial, entre ambas as marcas, estabelecido em Agosto de 1991 e no qual a Gibson concorda com a produção de guitarras da Heritage. Agora, a heritage pretende a validação desse antigo acordo e que a Gibson cesse as suas ameaças.

Vale a pena recordar que a Heritage tem a sua sede na fábrica que a Gibson detinha em Kalamazoo, operando aí desde que foi fundada por antigos funcionários da própria Gibson em 1985. Pouco após a inauguração da Heritage, as duas marcas lutaram nos tribunais a respeito de patentes, assunto que foi encerrado em 1991 com o acordo agora revelado. A Heritage, no seu recente processo afirma que «durante estes 29 anos, a Heritage e a Gibson seguiram caminhos separados, cada uma vendendo as suas reconhecidas guitarras no mercado, sem daí surgirem quaisquer problemas».

Essa paz foi desfeita quando a Gibson foi adquirida pelo fundo Kohlberg Kravis Roberts (KKR), no seguimento da falência do gigante da indústria de instrumentos e na entrada de uma nova direcção, liderada por JC Curleigh.

A Heritage acabou por emitir um comunicado oficial nas suas redes sociais a respeito desta acção. No comunicado, a marca refere que não se deixará intimidar e ser alvo de bullying industrial, afirmando que a sua acção é puramente defensiva, em resposta à pressão da Gibson que, alegadamente, terá ameaçado ter maior poder financeiro para “rebentar” a Heritage num longo e dispendioso processo jurídico.

«É a primeira vez em mais de trinta anos de existência que nós, a Heritage Guitar Inc, sentimos a necessidade de abrir um processo legal», inicia o comunicado partilhado e que podem ler em baixo.

 

View this post on Instagram

 

Dear friends and partners, please see an important announcement from the Heritage team.

A post shared by Heritage Guitars (@heritageguitarinc) on