Quantcast
IndieLisboa: Estreia em Lisboa de “Supersonic” sobre os Oasis

IndieLisboa: Estreia em Lisboa de “Supersonic” sobre os Oasis

Redacção

Oasis e Sleaford Mods revistos na secção IndieMusic do IndieLisboa.

O IndieLisboa já nos habituou a uma selecção de luxo na secção Indie Music. Toda a programação será divulgada em breve, mas foi já levantada uma pontinha do véu.

“Supersonic”, o documentário que retrata a carreira dos Oasis, terá a sua primeira e única exibição nacional em sala no IndieLisboa em Maio. O filme conta a história da ascensão fulgurante dos Oasis, desde os exercícios iniciais até ao mítico concerto em Knebworth. Através do olhar de Mat Whitecross, o documentário reúne testemunhos da banda, seus familiares e todos aqueles que acompanharam o percurso do colectivo, assim como vídeos raros dos bastidores “Supersonic” foi produzido por Asif Kapadia e James Gay-Rees, que venceram o Óscar de Melhor Documentário com “Amy”, sobre a cantora Amy Winehouse, em 2016.

O Guardian descreveu-os como a «mais irritada banda britânica da actualidade» e Iggy Pop fala deles como «a maior banda de rock dos nossos tempos».

Em cinco anos, os Sleaford Mods assumiram-se como uma presença inquestionável nos tops de edições e uma das caras mais visíveis da atitude DiY do post-punk. Em “Bunch of Kunst” cristaliza-se a forma como o grupo tomou de assalto o mercado musical, num olhar próximo sobre a relação entre o vocalista Jason Williamson (antigo operário fabril), Andrew Fearn e o seu manager e editor Steve Underwood. Realizado por Christine Franz, o documentário estreia-se em Maio no IndieLisboa 2017 by Allianz, meses antes da passagem dos Sleaford Mods no NOS Primavera Sound e poucos tempo depois do lançamento de “English Tapas”, editado este mês, a 3 de Março.

O universo da música será também focado na secção Director’s Cut, com a exibição de “Minute Bodies: The Intimate World of F. Percy Smith”, realizado por Stuart Staples, vocalista dos Tindersticks. Partindo de imagens de arquivo F. Percy Smith e tirando partido da experiência musical de Stuart, o filme constrói uma narrativa silenciosa que abre espaço a novas leituras sobre o trabalho original do pioneiro documentarista britânico. O filme conta com banda sonora original dos próprios Tindersticks, em colaboração com Thomas Belhom e Christine Ott. O realizador Stuart Staples estará em Lisboa para apresentar a estreia do filme.

Em 2017 haverá um novo espaço. Nove sessões da programação do IndieMusic serão exibidas no terraço do Cineteatro Capitólio/Teatro Raul Solnado. Adiciona-se, assim, mais um espaço nobre à lista de parcerias do IndieLisboa, para além dos já habituais Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e Cinema Ideal. Considerado uma das obras de referência da arquitectura modernista em Portugal, o Cineteatro Capitólio/Teatro Raul Solnado está integrado no Parque Mayer e foi inaugurado na recta final de 2016, depois de sete anos de interregno por razões de reabilitação.

O IndieLisboa decorre de 3 a 14 de Maio. Os bilhetes estarão à venda a partir de 19 de Abril.