Indiegente Live, Da Rádio Para o Palco

Indiegente Live, Da Rádio Para o Palco

Redacção
Vera Marmelo

O Indiegente é o espaço da autoria de Nuno Calado na Antena 3. Há 20 anos a mostrar música alternativa na rádio, salta agora para o palco do Lisboa Ao Vivo.

Nuno Calado é o mentor e a voz por detrás do Indiegente. O programa da rádio Antena 3 notabilizou-se pela proposto alternativa ao mainstream musical e também por um forte apoio à música nacional.

Na celebração dos 15 anos do programa, o seu autor, em conjunto com a Chaosphere Recordings e a RagingPlanet, lançou uma compilação em vinil 12” (edição limitada), com um conjunto de temas escolhidos por si, entre temas inéditos e exclusivos, desde as bandas mais conhecidas como os Mão Morta ou os X-Wife aos projectos menos expostos ao foco mediático como os Asimov ou Pe7er Panic.

Agora, para celebrar os 20 anos do programa, o desafio é um festival de música. O Indiegente Live realiza-se a 13 de Outubro no Lisboa ao Vivo, confirmados estão já Adolfo Luxúria Canibal, Mr. Gallini, Scúru Fitchádu, Sean Riley e Tó Trips.

O Indiegente Live pelas palavras de Nuno Calado:  «Existem projectos que se tornam na nossa vida, foi o caso do Indiegente. Quando o iniciei, há 21 anos, não tinha noção que assim poderia ser. Nessa época, o panorama da rádio era muito diferente do que temos actualmente, ser “alternativo” não era ainda uma moda. Para mim, fazer rádio era o sonho e conseguir ter um programa de autor era simplesmente a cereja no topo do bolo! O objectivo era muito simples: divulgar música de que gostava e que não cabia nas playlists, daí o nome Indiegente por ser música independente e que vivia na margem, dormia na rua coberta apenas por uma manta gasta e cheia de buracos.

Com duas décadas de programa radiofónico, são muitas as pessoas que conheci e com muitas delas desenvolveram-se laços de amizade e de admiração artística. Para esta celebração, convidei vários músicos e lancei-lhes um desafio: que interagissem uns com os outros, dando-lhes total liberdade. Foi um enorme prazer ver a forma como encararam o desafio e aceitaram a proposta! O Indiegente Live é uma forma de tentar partilhar a nossa sala de estar com todos os que nos quiserem acompanhar. Será, por certo, um noite para recordar como são todas as noites de celebração.»

Os bilhetes custam 12€ e podem ser comprados AQUI.