Quantcast
Inquérito: Plataformas De Streaming Deviam Pagar Mais Aos Artistas

Inquérito: Plataformas De Streaming Deviam Pagar Mais Aos Artistas

Redacção

Inquérito revela que a maioria dos fãs de música não só afirmam que os artistas merecem mais dinheiro dos serviços de streaming, como dizem que pagariam mais pela utilização se isso significasse mais dinheiro para os artistas.

Segundo um novo inquérito realizado pelo YouGov, a grande maioria dos ouvintes de música acredita que os artistas merecem uma maior parte das receitas dos serviços de streaming.

A sondagem, realizada em nome da campanha #BrokenRecord, revelou que 77% dos inquiridos acreditam que os artistas não são pagos o suficiente por plataformas de streaming.

Enquanto 69 por cento dos consumidores disseram que não estariam dispostos a pagar mais pela sua assinatura de streaming, quase metade disse que pagariam mais se o valor da assinatura fosse directamente para os artistas.

A campanha #BrokenRecord foi fundada pelo músico Tom Gray e tem o apoio do Sindicato dos Músicos e da The Ivors Academy.

«Estas estatísticas mostram, inquestionavelmente, que os consumidores querem uma parte mais justa dos rendimentos do streaming para os artistas, compositores e músicos», disse Gray sobre os resultados. «O sistema é pouco ético e insustentável e precisa de ser resolvido pela indústria ou, se necessário, através de intervenção governamental».

Noutro ponto dos resultados, 81% dos inquiridos disseram que os músicos de sessão deveriam receber alguma parte das receitas de streaming, 83% que as editoras são pagas em excesso e 68% defendem que as plataformas de streaming recebem dinheiro a mais.

O presidente da The Ivors Academy, Crispin Hunt, lembra que «o que a música precisa agora é de uma reinvenção dramática dos modelos de negócio de fabrico ultrapassados e que ainda prevalecem», frisando: «Todos na indústria da música sabem que o streaming não sustenta actualmente as carreiras da maioria dos criadores. Dito de uma forma simples, não é suficiente o dinheiro pago pelo consumidor para o streaming, mas sim os criadores que o valorizam. Como esta sondagem do YouGov deixa claro e os consumidores, felizmente, concordam».