Jack White Na TV Com Guitarra de Eddie Van Halen

Jack White Na TV Com Guitarra de Eddie Van Halen

Redacção

Jack White foi convidado de última hora do programa Saturday Night Live e surpreendeu tudo e todos, não só pelos temas que tocou e pela forma como os tocou, mas também porque surgiu com uma guitarra desenhada por Eddie Van Halen, a quem prestou homenagem.

Acompanhado pelo baterista Daru Jones – que usa (e toca) a bateria numa configuração, no mínimo, estranha – e pelo baixista Dominic John Davis, Jack White rasgou alguns dos seus maiores êxitos mas com reviravoltas inesperadas e arranjos surpreendentes.

Para a primeira actuação da noite, White tocou um pouco da sua colaboração com Beyoncé, “Don’t Hurt Yourself”, antes de transitar para “Ball and Biscuit”, faixa retrabalhada para apresentar a letra de “Jesus is Coming Soon”, uma canção gospel tradicional sobre a gripe espanhola de 1918, que ficou famosa através de Blind Willie Johnson.

A letra é tão relevante hoje como era há 100 anos atrás: «O nobre disse ao povo/ fechem as vossas escolas públicas/ até que a morte vos passe ao vosso lado é melhor fecharem também todas as vossas igrejas/ Já acabei de falar/ Sim, estou a andar/ Deus está a chegar em breve», cantou White. «A grande doença era poderosa e as pessoas estavam doentes em todo o lado/ Era uma epidemia e viajava pelos ares».

Confere aqui:

Os três músicos regressariam então ao palco para tocar “Lazaretto”, a faixa título do segundo álbum a solo de Jack White, de 2014. A actuação foi especialmente notável pela escolha do instrumento de White: «Pensei que poderia ser um gesto agradável para mim usar esta guitarra modelo Eddie Van Halen azul para uma das canções desta noite na SNL», escreveu White num post do Instagram antes de participar no episódio do mítico programa de televisão.

«A guitarra foi concebida pelo Eddie (com algumas personalizações que eu tinha acrescentado). O Eddie foi muito gentil comigo e fez com que esta guitarra fosse feita para mim de acordo com as minhas especificações. Não vou sequer insultar o talento do homem ao tentar tocar uma das suas canções esta noite. Obrigado mais uma vez ao Eddie por esta guitarra e que descanse em paz», escreveu Jack White.

Espreita a entrega de “Lazaretto”, em que White empunhou o modelo desenhado por Eddie Van Halen.

Nas notícias relacionadas, recorde-se que, há uns dias, os The White Stripes anunciaram a sua primeira compilação de êxitos de sempre para lançamento em Dezembro.

EGITANA