Jameson Urban Routes está a crescer!

Jameson Urban Routes está a crescer!

Redacção

O regresso do festival ao Musicbox fica marcado pela estreia do novo disco dos Suuns em colaboração com o guitarrista Jerusalem In My Heart (31 de Outubro). À capital portuguesa está de volta o britânico Andy Stott e os nacionais Hhy & The Macumbas, a tocarem, respectivamente, a 24 e 31 de Outubro.

Jameson Urban Routes decorre a 21, 22, 23, 24, 30 e 31 de Outubro, renovando o compromisso com a mostra das tendências da música urbana. Já anunciados para o festival estavam LA FEMME, INGACOPELAND e os nacionais GALGO.

O nome dos SUUNS não deve ser desconhecido no universo atento às tendências do rock indie e psicadélico mundial, sobretudo depois do lançamento de “Images du Futur”, em 2012. Álbum visceral que explora os universos densos do deep-house de Detroit, da electrónica e dos elementos essenciais do psicadelismo. De regresso às edições em 2015, o colectivo de Montreal junta-se a Radwan Ghazi Moumneh, israelita radicado no Canadá e ao seu alter-ego artístico JERUSALEM IN MY HEART. Em conjunto editam um álbum que é fusão intercontinental e coze, como poucos, os beats lentos e espaçados dos primeiros com o olhar progressista, do segundo, sobre a música do Médio Oriente.
Auto-intitulado de “Suuns & Jerusalem In My Heart”, as sete músicas compõem um círculo rítmico que apela, em simultâneo, às paisagens áridas do deserto e ao universo urbano e cosmopolita.

ANDY STOTT tem, ao longo da última década, percorrido diferentes nichos da electrónica, entre o universo dub mais imersivo até ao mais frio techno, assumindo edições que são, de alguma forma, testamentos da sua procura artística. Dos tempos de “Passed Me By” e “We Stay Together”, até ao mais recente “Faith in Strangers”, lançado em Julho de 2014 e apontado pela crítica internacional como um dos seus mais coesos registos, o produtor de Manchester assinou o compromisso com os lados mais negros e introspectivo da electrónica. Ao tirar partido da cruzada mistura de gravações de campo, um sem número de instrumentações e estilos de produção hi-tech, Andy Stott volta a colocar-se na dianteira da fronteira entre a tradição e a inovação.

Os THE MACUMBAS são um grupo de músicos reunidos por Jonathan Saldanha (HHY) com objectivo de concretizar as suas construções de voodoo-dub e que ganhou forma, o passado ano, em “Throat Permission Cut”, um disco que compilou sons gravados nas actuações ao vivo e, posteriormente, trabalhados em estúdio. As influências, remetem-nos para o Dub, género mestre para a entrada nos ritmos que compõem a “selva” da mente. O Dub aqui ententido como forma ideal e mediúnica de misturar memórias, de relacionar “fantasmas”, onde o cruzamento não elimina a heterogeneidade das texturas, dos instrumentos e sons, antes ajuda à procura desse estado de imersão entre o espaço sónico e a consciência.

Os bilhetes já se encontram à venda na bilheteira online e locais habituais por €14(diário) e por €45 (passe festival).

EGITANA