Jazz Regressa a Paredes de Coura com o Ciclo de Polinização

Jazz Regressa a Paredes de Coura com o Ciclo de Polinização

Redacção

O jazz está de volta a Paredes de Coura já no próximo fim de semana, de 13 a 15 de Agosto, no âmbito do Ciclo de Polinização de Paredes de Coura.

O Ciclo de Polinização é um evento que decorre ao longo de nove fins de semana temáticos – começou em Junho e termina em Outubro – dedicados alternadamente à música jazz, tradicional e clássica, com uma programação que também inclui actividades lúdicas ligadas à música, às artes e à natureza.

Este ciclo de concertos e actividades culturais é uma iniciativa do Município de Paredes de Coura, em parceria com a Associação Cultural LANDRA e a Associação Porta-Jazz, desenvolvida no âmbito da candidatura Programação Cultural em Rede – Património Cultural NORTE, com o projecto “Polinização Cultural”.

O objectivo do Ciclo de Polinização é “polinizar” diferentes géneros musicais por Paredes de Coura, assegurando uma programação cultural diversa composta por concertos, workshops e outras actividades, com o objectivo de ajudar os agentes locais e a população a retomar as suas atividades em segurança, bem como ajudar alguns projectos de música nacionais a retomar a circulação depois dos efeitos negativos da pandemia no sector cultural.

Já passaram pelo Ciclo de Polinização projectos como Galandum Galundaina (música tradicional), Harawi Ensemble (música clássica) e diversos projetos com o Carimbo Porta-Jazz, entre eles The Guit Kune Do, de André B.Silva, e TaCatarinaTen, de Nuno Campos (jazz).

A programação do próximo fim de semana conta com concertos no Largo Visconde de Mozelos, em Paredes de Coura, de Marcos Cavaleiro (Sete), dia 13 (às 22h), João Mortágua (Dentro da Janela), dia 14 (às 22h), e pLoo (Pele de Papel), dia 15 (às 18h), em apresentação de discos com o Carimbo Porta-Jazz.

“Sete” é o primeiro disco de Marcos Cavaleiro lançado em nome próprio. Neste álbum com o Carimbo Porta-Jazz, o baterista e compositor faz-se acompanhar de músicos de excelência: João Guimarães e José Pedro Coelho nos saxofones, André Fernandes na guitarra, João Grilo na electrónica e ainda o contrabaixista norte-americano Thomas Morgan. “Sete” apresenta sete peças com diferentes registos e sonoridades, que simbolizam a relação de Marcos Cavaleiro com os dias da semana, influenciados pela energia de cada lugar. Marcos Cavaleiro colabora em inúmeros projectos da Associação Porta-Jazz e é membro da Orquestra Jazz de Matosinhos.

“Dentro da Janela”, o álbum de João Mortágua, invoca um ambiente sereno, feito de tardes refasteladas a apreciar a chuva lá fora. Uma paz com o mundo (e com a música) idealizada por João Mortágua, apenas conseguida através da companhia certa. Dentro desta janela encontramos também José Pedro Coelho (saxofone tenor), Miguel Moreira (guitarra), José Carlos Barbosa (contrabaixo) e José Marrucho (bateria) – um quinteto que surgiu da evolução natural do quarteto Janela, que marcou a cena jazz nacional desde o lançamento do disco homónimo em 2014, com o carimbo da Porta-Jazz.

“Pele de Papel” é o segundo disco dos pLoo. Um álbum com o Carimbo Porta-Jazz, que pretende uma convivência multicultural dentro do mesmo espaço – um local onde o jazz, a música do mundo, a música improvisada livremente e a música contemporânea possam coabitar. Os pLoo surgiram em 2014, pela vontade de criar um projecto onde o baterista Paulo Costa pudesse expor, sem preconceitos, todas as suas vivências e influências musicais.

Neste fim de semana acontecerá também a oficina de jazz LOCOMOTIVA, nos dias 13 e 14 de Agosto, às 10h30, na Caixa da Música (as inscrições já estão abertas no website oficial do evento). Esta oficina é assegurada pela Porta-Jazz, com tutoria de André B. Silva, criador dos projectos musicais The Rite of Trio e The Guit Kune Do, e outros convidados. Haverá ainda uma caminhada no domingo de manhã, dia 15, às 9h30, com a associação Ori-Coura (grupo local de orientação). Todas as actividades são gratuitas. A programação completa pode ser consultada aqui.

PROGRAMA

13 de Agosto
Marcos Cavaleiro – 22h – Largo Visconde de Mozelos

14 de Agosto
Locomotiva – Oficina de Jazz – Com André B. Silva – 10h30 – Caixa da Música
João Mortágua – 22h – Largo Visconde de Mozelos

15 de Agosto
Locomotiva – Oficina de Jazz Com André B. Silva – 10h30 – Caixa da Música

15 de Agosto
pLoo – 18h – Largo Visconde de Mozelos

EGITANA