Beck, Sound and Vision (de David Bowie) Reinterpretada Por Mais de 150 Músicos

Beck, Sound and Vision (de David Bowie) Reinterpretada Por Mais de 150 Músicos

Nero

Beck criou uma experiência única de visualização e audição, para o tema clássico de David Bowie.

“Sound and Vision” foi um dos singles de Bowie, em 1977, para o álbum “Low”. Co-produzido por Bowie e Tony Visconti, o instrumental (mais as vozes femininas de Mary Hopkin) foi gravado previamente e só depois Bowie gravou as suas linhas vocais.

Em 2013, Beck criou uma experiência única de visualização e audição (ambas em 360 graus) online, para o tema clássico de David Bowie. Como se lia no site (infelizmente removido do ar) a actuação Hello, Again partiu da ideia de refazer um clássico de David Bowie, o tema “Sound and Vision”. A partir daí, mais que uma cover tornou-se numa experiência sonora algo única.

Reunindo 157 músicos, Beck, em colaboração com o realizador Chris Milk, criou uma experiência digital e auditivamente interactiva. Através da captação da actuação com câmaras de 360 graus, bem como de microfones binaurais também de 360 graus, que permitem ao espectador online ter a experiência de ouvir o concerto desde qualquer local na sala. Cada ponto escolhido tem o seu ângulo visual e auditivo específico, cujos zooms acompanham também o foco escolhido, ou seja, cada indivíduo e a imagem e som que ouve a partir do seu lugar, cada músico e o respectivo som que produz e que está a ouvir e também um microfone central que dá-nos a informação exacta da forma como Beck ouviu a actuação.

A mistura está optimizada para, no caso de não terem um sistema 5.1 ou superior, responder também à performance de headphones em stereo. Felizmente, o vídeo normal sobreviveu em bootlegs de grande resolução. Dá para perceber o quão magnífica é esta autêntica tese de mestrado que Beck fez à música de Bowie.

EGITANA