Jimmy Page Junta-Se Às Vozes Que Criticam Streaming

Jimmy Page Junta-Se Às Vozes Que Criticam Streaming

Redacção

Jimmy Page acrescenta a sua voz à campanha que exige que as empresas de streaming paguem aos músicos de forma justa. Músico publicou uma carta nas redes sociais.

O guitarrista Jimmy Page é o mais recente músico a pedir às empresas de streaming que paguem aos artistas royalties mais justos pelo seu trabalho.

Page afirma que foi «obrigado» a escrever uma carta em resposta ao inquérito da Comissão Digital, Cultura, Meios de Comunicação Social e Desporto sobre os serviços de streaming, que viu o guitarrista e produtor Nile Rodgers dizer aos deputados que os músicos deveriam ser pagos mais pelo seu trabalho a partir das plataformas.

O fundador dos Led Zeppelin publicou uma carta na sua conta oficial no Instagram, na qual se pode ler: «Aprecio plenamente o dilema em torno dos direitos de autor sobre o streaming que deveriam ser pagos a todos os músicos e escritores que fizeram as músicas. Quanto mais cedo as empresas de streaming puderem fazer pagamentos justos a todos os músicos cuja música é tocada ou vista através da Internet, e para pagar royalties justos àqueles que nos dão grande prazer por aqueles que a exploram, melhor».

Outra voz inconformada é a do músico americano David Crosby, que se disse «forçado a vender» o seu catálogo, uma vez que os serviços de streaming roubaram-lhe o dinheiro dos seus discos. «É a minha única opção. O streaming roubou o meu dinheiro, o dinheiro dos meus discos».

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Jimmy Page (@jimmypage)

Recorde-se que, no mesmo contexto, Bob Dylan vendeu recentemente os seus direitos de edição ao Universal Music Group, assim como Stevie Nicks à Primary Wave.

Entretanto, nas apresentações ao DCMS Select Committee, a Ivors Academy of Music Creators exortou o Governo inglês a introduzir regulamentos mais rigorosos sobre a forma como as editoras gerem os seus artistas em plataformas de streaming. Aquele organismo disse que as leis de direitos de autor deveriam ser alteradas para assegurar que os escritores e intérpretes sejam pagos pelo seu trabalho e apelou a uma reforma da forma como os dados relativos à música em streaming são gravados, para assegurar que é fácil identificar a quem devem ser feitos os pagamentos de direitos de autor.

EGITANA