Jimmy Page Nega Plágio em Tribunal

Jimmy Page Nega Plágio em Tribunal

Nero

Presente em tribunal, Jimmy Page subiu ao banco de réus para prestar declarações sobre o suposto plágio de Stairway To Heaven.

A alegação de que o mega clássico dos Led Zeppelin seria plágio a “Taurus”, dos Spirit, que a Arte Sonora noticiou no nosso país em primeira mão, está já a decorrer em tribunal. Depois duma primeira sessão sem membros dos Led Zeppelin presentes, Jimmy Page e Robert Plant já estiveram em tribunal, com o guitarrista a prestar declarações onde negou qualquer plágio.

No seu testemunho, Page afirma nunca ter ouvido a canção dos Taurus até a internet fazer surgir os vídeos comparativos: «Tenho a certeza que nunca ouvi, algo assim ficaria marcado na minha memória», disse o guitarrista, acrescentando que, quando tudo começou, «fiquei confuso com a comparação, ‘O que tem isto a ver com a Stairway?’». Quiçá para provar o seu ponto, Page surgiu em tribunal com uma guitarra. Infelizmente, não chegou a tirá-la do estojo para tocar os acordes de introdução de “Stairway To Heaven”, no que se tornaria o julgamento mais épico de sempre.

Inicialmente, Page admitiu possuir dois álbuns dos Spirit, nenhum deles contendo “Taurus”, mas após desenvolvimento do interrogatório acabou por conceder que possui uma cópia do álbum de estreia dos Spirit, que contém o tema em causa, apesar de não conseguir ter uma memória precisa da sua enorme colecção discográfica privada (algo como mais de 4 mil discos e perto de 6 mil CD’s).