John Cage Organ Project: Prepara-te para o momento musical (provavelmente) mais insano de sempre

John Cage Organ Project: Prepara-te para o momento musical (provavelmente) mais insano de sempre

Redacção

Em 1987, John Cage revelou “Organ2/ASLSP (As Slow as Possible)”, uma peça que quando executada em piano dura entre 20 e 70 minutos. Mas Cage nunca especificou o quão lento poderia ser tocado. Um grupo de musicólogos aceitou o desafio: a peça/concerto vai durar… 639 anos!

Estes grandes cérebros juntaram-se em 1997 para debater o que o compositor experimental John Cage quis dizer, 10 anos antes, com “tão lento quanto possível“, dado que se pode segurar uma nota num órgão indefinidamente enquanto for possível. Depois de muitas contas… conceberam uma actuação que irá durar 639 anos. Não, não é gralha. São mesmo 639 anos!

Mas porquê 639 anos? Ora bem, para o efeito – John Cage Organ Project – foi construído um órgão especial na Catedral de Halberstadt, na Alemanha, no estado da Saxónia-Anhalt, o local da primeira utilização documentada de um órgão, em 1361. Este novo espectáculo deveria ter início em 2000, 639 anos depois da construção do primeiro órgão.

No entanto, as coisas não começaram dentro do prazo previsto, pois foi preciso esperar até 2001 para pôr o novo órgão a funcionar. A data oficial de início foi 5 de Setembro de 2001 (o que teria sido o 89º aniversário de Cage), embora a primeira notação na partitura (“Impulso 1”) exigisse uma pausa com duração até 5 de Fevereiro de 2003, um total de 518 dias de silêncio. As primeiras notas foram G#, B, G#. Desde então, houve 14 mudanças de tom (13, se não se contar essa pausa inicial).

“Impulso 15″ ocorrerá este sábado dia 5 de Setembro, quando o órgão passará do D#, A#, E – que tem estado a tocar desde 13 de Outubro de 2013 (2.527 dias, a nota mais longa de toda a actuação até agora) para G#, E, que será realizada até 5 de Fevereiro de 2022 (518 dias).

Há, portanto, muitos mais impulsos a dar, uma vez que a partitura está espalhada por várias páginas, sendo que a performance terminará a 5 de Setembro de 2640. Depois, muito provavelmente, teremos o remix de dança em versão ‘proloooongaaaaaaaadaaaa’.

Esta é a partitura de “Organ2/ASLSP (As Slow as Possible)”:

Ouve aqui o órgão instalado na Catedral de Halberstadt: