John Frusciante com novo álbum a solo dedicado a uma gata chamada Maya

John Frusciante com novo álbum a solo dedicado a uma gata chamada Maya

Redacção

John Frusciante está de regresso com um novo álbum a solo, “Maya”, o mesmo nome da sua gata que faleceu recentemente. Este é o primeiro disco em seis anos, isto, se não contarmos com o lançamento, em Junho deste ano, de “She Smiles Because She Presses the Button”, do seu alter ego Trickfinger.

Depois de John Frusciante ter deixado os Red Hot Chili Peppers em 2009, decidiu prosseguir o seu sonho de longa data de criar música electrónica, algures entre o EDM e o acid house. A maior parte dessa música foi publicada através do seu alter ego Trickfinger, incluindo o seu mais recente lançamento, que data de Junho de 2020 e que podes ouvir aqui. Entretanto, a vida deu voltas. Frusciante juntou-se novamente aos Red Hot (que visitam Portugal em 2021) e acaba de anunciar “Maya”, o seu novo álbum a solo e o primeiro álbum instrumental electrónico completo que escreveu em nome próprio.

Maya chega às lojas a 23 de Outubro através do Timesig. O disco tem nove faixas e influências de hardcore e jungle breakbeat britânico dos anos noventa. Quanto ao título, é uma homenagem a uma gata com que Frusciante viveu durante 15 anos, até falecer recentemente.

Durante um ano inteiro antes de iniciar este disco, trabalhei dentro das limitações e regras auto-impostas que tornaram o processo de fazer música tão difícil quanto possível“, disse Frusciante. “Depois decidi tornar as coisas mais fáceis, na medida em que podia terminar regularmente as faixas que gostava de ouvir, continuando ao mesmo tempo muitas das práticas que tinha desenvolvido. Passava semanas a fazer breakbeats na drum machine, a fazer remendos de DX7, e assim por diante. Quando surgiu uma ideia que parecia o início de uma música, eu já tinha muitos elementos frescos prontos a partir“.

Para acompanhar o anúncio do álbum, Frusciante partilhou o single “Amethblowl”, que abre as hostilidades com samples de sons de 8 bits antes de uma batida de D&B entrar em foco e conduzir a canção para um clima sinistro. É escura, imprevisível e criativamente envolvente – o tipo exacto de trabalho que se esperaria de John Frusciante.

As pré-encomendas para Maya estão actualmente em curso através da página Bandcamp do guitarrista.

Ouve “Amethblowl” aqui:

01. Brand E
02. Usbrup Pensul
03. Flying
04. Pleasure Explanation
05. Blind Aim
06. Reach Out
07. Amethblowl
08. Zillion
09. Anja Motherless

EGITANA