Johnny Marr [The Smiths] Recebe Distinção da BOSS

Johnny Marr [The Smiths] Recebe Distinção da BOSS

Redacção

O guitarrista Johnny Marr recebeu da BOSS o prémio “Lifetime Achievement”, sucedendo assim a nomes como Andy Summers, Steve Vai e Yngwie Malmsteen.

A Boss homenageou o antigo guitarrista dos Smiths Johnny Marr com o seu prémio “Lifetime Achievement” na cerimónia do sexto prémio anual da marca, como parte da Believe In Music Week, que este ano substitui o certame da NAMM. Mesmo depois do final dos Smiths, em 1987, Marr continuou a ser um dos guitarristas mais venerados do mundo, com uma respeitável carreira a solo e incríveis contribuições em discos de Modest Mouse, The Cribs ou as mais recentes participações em trabalhos de Hans Zimmer e Bille Eilish.

Num vídeo com curadoria da Believe In Music Week, e ao qual podes assistir no final deste artigo, o músico, feliz e honrado, revelou: «É uma grande honra receber este prémio, não é algo que esperasse. Foi uma grande surpresa. O primeiro pedal que recebi foi o BF-2 Flanger púrpura, em 1980. A outra coisa que me ocorreu foi que comprar aqueles pedais, eram acessíveis mas não se partiam».

Já os membros da equipa da Boss felicitaram Johnny Marr, delineando a sua relação com a marca e o seu uso continuado dos pedais Boss. Jamie Franklin, chefe das relações artísticas da Roland Europe, felicitou Johny Marr pelo seu feito, enunciando os factores que estiveram na base da atribuição deste prémio: «Voltando ao Boss Flanger, DD-3 e até ao JC120, em termos de inspirar uma geração a pegar numa guitarra e a pensar de forma diferente em termos de timbre, melodia e escrita de música, ninguém me vem mais à mente do que Johnny Marr, na minha opinião».

Stephen Street, produtor dos Smiths, Cranberries, entre outros, também contribuiu com uma declaração elogiosa: «Só quero felicitar-te por este prémio tão merecido. Lembro-me de trabalhar ao teu lado em muitas sessões em que estavas sempre interessado em empurrar os limites do que podia fazer com a tua guitarra… é mais do que justo que estejas a receber este prémio. Olho para esses tempos com muito carinho e inspirei-me muito em ti».

Iggy Pop foi outro dos protagonistas da cerimónia, afirmando que Marr «é o último grande estilista da guitarra eléctrica, um inovador».

EGITANA