Joni Mitchell: Concerto De Homenagem Para Ver Na RTP2

Joni Mitchell: Concerto De Homenagem Para Ver Na RTP2

Redacção
Peter Bohler

RTP2 vai transmitir um concerto muito especial de homenagem a Joni Mitchell, uma das mais notáveis artistas do mundo.

Mais uma excelente proposta para tornar o vosso/nosso confinamento menos insuportável: Joni Mitchell, que recentemente disponibilizou temas inéditos gravados quando tinha apenas 19 anos, será a figura central do concerto que a RTP2 vai transmitir no próximo dia 21 de Fevereiro, pelas 22h55.

O concerto aconteceu em Novembro de 2018 e serviu para celebrar o 75º aniversário da multi-facetada artista canadiana, tendo reunido, no Dorothy Chandler Pavilion, em Los Angeles, uma incrível variedade de cantores e músicos que não quiseram faltar à homenagem.

O ilustre grupo, que incluiu Brandi Carlile, Glen Hansard, Emmylou Harris, Norah Jones, Chaka Khan, Diana Krall, Kris Kristofferson, Los Lobos com La Marisoul, Graham Nash, Seal, James Taylor e Rufus Wainwright, entre outros, prestou merecido tributo à icónica compositora, interpretando canções de todas as épocas da vida e carreira de Joni Mitchell, incluindo “Big Yellow Taxi”, “River”, “A Case Of You”, “Both Sides Now”, “Woodstock”, entre outros sucessos.

Nascida Roberta Joan Anderson, em Fort Macleod, a 7 de Novembro de 1943, Joni herdou o sobrenome Mitchell do cantor folk Chuck Mitchell, com quem esteve casada durante um ano e meio. Após o divórcio, em 1967, conheceu Elliot Roberts e David Crosby, ex-membros dos The Byrds e peças-chave na sua ascensão, já que rezam as crónicas que a ajudaram a conseguir uma boa promoção e um contrato com uma editora.

Joni Mitchell, considerada a 75ª melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone, que também a citou como «uma das melhores compositoras da história», alcançou o sucesso na década de 1970, através da sua música influenciada pelo jazz e pelo folk rock.

As canções da também artista plástica e poetisa reflectem frequentemente ideias sociais e ambientais, assim como seus sentimentos sobre romance, confusão, desilusões e alegria. Ao longo da sua extensa carreira, cujo primeiro álbum editado data de 1968, “Song To A Seagull”, Joni Mitchell já recebeu inúmeros prémios, incluindo nove Grammys. Dos 19 álbuns de estúdio que gravou, o último dos quais em 2007 (“Shine”), destaque para dois absolutamente emblemáticos, o segundo da carreira, “Clouds” (1969), e o quarto, “Blue” (1971), do qual faz parte o tema “A Case Of You”, que podes ouvir no player que se segue.

EGITANA