Joni Mitchell Divulga Tema de Sessão Gravada Por Jimi Hendrix

Joni Mitchell Divulga Tema de Sessão Gravada Por Jimi Hendrix

Redacção

Jimi Hendrix gravou a actuação da então iniciante cantora canadiana no Le Hibou Coffee House de Ottawa, em 1968. Joni Mitchell partilha agora o tema “The Dawntreader”, parte integrante de “Joni Mitchell Archives Vol. 2: The Reprise Years (1968-1971)”.

As actuações de Joni Mitchell no Le Hibou Coffee House de Ottawa foram gravadas por Jimi Hendrix em Março de 1968, durante uma residência artística de duas semanas da cantora canadiana, momentos antes do lançamento do seu álbum de estreia, “Song To A Seagull”.

Hendrix tinha actuado no Capitol Theatre no início dessa noite e chegou mesmo a anotar no seu diário planos para gravar Mitchell. «Falei com Joni Mitchell ao telefone. Acho que vou gravá-la esta noite com o meu excelente gravador (bater na madeira)… hmmm… não consigo encontrar madeira… tudo é plástico», escreveu o lendário guitarrista.

A gravação, que surge agora na colecção “Joni Mitchell Archives Vol. 2: The Reprise Years (1968-1971)”, foi feita com Hendrix sentado no chão, à frente do palco. A cantora e compositora relata o episódio nas notas de capa da nova colecção.

«Vieram ter comigo e disseram-me: “Jimi Hendrix está aqui, está na porta da frente”. Fui ao seu encontro. Ele tinha uma caixa grande. E disse-me: “O meu nome é Jimi Hendrix. Estou na mesma editora que tu, a Reprise Records”. Assinámos ambos mais ou menos ao mesmo tempo. E então ele disse: “Gostaria de gravar o teu espectáculo. Importas-te?” Disse que não, de modo algum. Havia um grande gravador de bobina na caixa», recorda Joni Mitchell.

«O palco estava apenas a cerca de um pé do chão. Ele ajoelhou-se à beira do palco, com um microfone, aos meus pés. Durante todo o espectáculo, continuou a torcer os botões. Estava a fazer a engenharia, não sei o que estava a controlar, o volume? Estava a ver as agulhas ou algo assim, a mexer nos botões. Gravou lindamente. Claro que fiz parte do espectáculo para ele. Ele estava mesmo por baixo de mim», conta a cantora canadiana.

No entanto, a fita de Hendrix foi roubada alguns dias depois, mas recentemente reapareceu numa colecção privada doada à Library and Archives Canada, e devolvida a Joni Mitchell.

“Joni Mitchell Archives Vol. 2: The Reprise Years (1968-1971)” é uma edição limitada a 4000 cópias e tem lançamento marcado para 29 de Outubro. Pré-venda aqui.

EGITANA