Quantcast
José Carreras despede-se dos palcos em Portugal

José Carreras despede-se dos palcos em Portugal

Redacção

A 28 de Setembro na Altice Arena, o lendário Tenor celebra 60 anos de uma carreira triunfante numa digressão que tem sido internacionalmente apresentada como tournée de despedida.

Aos 72 anos, José Carreras é um dos mais aplaudidos e premiados intérpretes de canto lírico do mundo, um tenor especialmente reverenciado pelas suas interpretações em óperas de Verdi e Puccini. José Carreras vai apresentar-se no magnífico palco da Altice Arena acompanhado pela soprano Isabel Alcobia e com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa dirigida pelo maestro David Giménez. Uma ocasião rara e especial para presenciar um dos mais celebrados tenores do universo da música erudita, um cantor que ao lado de Placido Domingo e Luciano Pavarotti completou os míticos Três Tenores que protagonizaram alguns dos maiores concertos da história da música erudita.

Carreras nasceu em Barcelona em 1946, traçou o seu destino quando viu Mario Lanza a interpretar o papel principal no filme “The Great Caruso” tendo logo, aos seis anos, adotado “La Donna é mobile” como a primeira ária da sua vida. Jose Carreras dedicou-se aos estudos de música e estreou-se como tenor num pequeno papel de uma produção de Norma em 1970 e mesmo tendo apenas cantado apenas algumas frases, a sua interpretação foi suficiente para captar a atenção da estrela da companhia, Montserrat Caballé. E foi ela que o convidou a interpretar o papel de Gennaro em “Lucretia Borgia de Donizetti”, lançando-o definitivamente para os grandes palcos e para a fama internacional.

As décadas seguintes serviram para acumular aplausos da crítica e do público e para colecionar triunfos e distinções, oferecidas por estados – como aconteceu com as medalhas que lhe foram atribuídas em França ou Itália – ou Universidades de renome. Carreras gravou dezenas de óperas para as mais importantes editoras mundiais e, em 1990, em vésperas da final do campeonato do mundo de futebol, apresentou-se no primeiro concerto dos três Tenores com Pavarotti e Domingo, à frente de uma orquestra dirigida pelo mítico Zubin Mehta. O percurso dos Três Tenores prolongou-se por quase década e meia e firmou o nome de Jose Carreras no panteão exclusivo das maiores vozes mundiais.

O seu regresso a Lisboa é por tudo isso extremamente especial. Na Altice Arena, o tenor irá interpretar as pérolas do seu vasto reportório lírico, com algumas das mais populares árias da história a merecerem o cunho nobre da sua voz. Uma oportunidade imperdível para aplaudir uma das melhores vozes de sempre.

Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais e custam entre os 40€ e os 130€.