Quantcast
José González, Visões de um Humanista

José González, Visões de um Humanista

Redacção
Peter Toggeth Karlsson

José González está de volta com “Visions”, o segundo single do primeiro álbum do compositor sueco em seis anos. Edição prevista para 17 de Setembro via Mute.

“Local Valley” é o título do novo disco, que sucede, seis anos depois, a “Vestiges & Claws”. É um disco em que José González diz ter explorado «a serenidade da floresta, a tranquilidade das nuvens e a capacidade de ter estas experiências». O artista diz que o novo LP seguirá essa tendência, com 13 canções cantadas em três línguas, apresentando, como González afirma, uma «agenda humanista secular: anti-dogma, pró-razão».

É o caso de “Visions”, uma canção folk com ares dos anos 1970 em que o tema central são os sons ambiente da casa de Verão de Gotemburgo, na Suécia, onde foi gravado. González canta as verdades básicas da condição humana, lutando sempre pelo controlo sem abraçar o nosso papel na ordem natural. «Nós somos os macacos que começam a compreender o universo e o nosso lugar no universo. Estamos a mudar o nosso ambiente a um ritmo excessivamente rápido, tanto que nos estamos a tornar administradores do nosso planeta, quer queiramos quer não. Como disse Stewart Brand: “Somos como deuses e temos de nos tornar bons nisso”».

“Visions”, que chega dois meses depois de “El Invento“, a primeira canção que González lançou em espanhol, tem um visualizer que mais não é do que a capa do novo disco em versão animada. “Local Valley” chega dia 17 de Setembro, mas já está em pré-venda.

01. El Invento; 02. Visions; 03. The Void; 04. Horizons; 05. Head On; 06. Valle Local; 07. Lasso ln; 08. Lilla G; 09. Swing; 10. Tjomme; 11. Line of Fire; 12. En Stund Pa Jorden; 13. Honey Honey