Karma É: Quatro Dias de Música Independente em Viseu

Karma É: Quatro Dias de Música Independente em Viseu

Redacção

O Karma É é dedicado à música independente e volta a acontecer na centenária Mata do Fontelo, em Viseu, nos dias 2, 3, 4 e 5 de Setembro. Permitirá um encontro entre natureza e artes, numa fusão que promete uma experiência única para público e artistas.

Em 2019 começa como um ensaio de Festival, dentro de portas, na casa-mãe, o espaço de intervenção cultural Carmo’81, e surge como celebração pontual do trabalho regular que é desenvolvido ao longo do ano. Um ano mais tarde, em 2020, sai das paredes de pedra que lhe dão abrigo mas a pandemia confina-o e não o permite ser efectivamente um festival, tornando o “KARMA is a fest” num evento adequado à realidade pandémica com várias apresentações, conversas e passeios pela mata do Fontelo e concertos a cada semana. E assim nasce o “KARMA is not a fest”.

Em 2021 o Karma regressa ao Fontelo para uma despedida simbólica do local. A Mata do Fontelo é um importante património natural de Viseu, uma Floresta centenária que tem tanto de identidade e história como de beleza.

«Era um anseio proporcionar novas formas de vivenciar um espaço tão querido para os viseenses. No entanto, o respeito pela fauna e flora de um local imponente mas delicado como a Mata do Fontelo, torna-se imperativo. Pelo que a utilização dos espaços seleccionados este ano prometem estar em harmonia com a Mata do Fontelo», explica a organização, que acrescenta: «O Karma surge numa conjuntura repleta de dificuldades e ameaças, neste contexto “ser” é um acto de resiliência, o Karma é o que estes tempos permitem ser, uma acção de esperança, de superação, de capacidade, de união e dignidade».

Para ir ao encontro do que é o Karma, a sua programação conta com os concertos de A Azenha, Marlow Digs, Club Makumba, Cabrita, Yakuza, Bardino, Dada Garbeck e Amaterazu. Promove e apresenta criações como os Estranhofones de Samuel Martins Coelho e César Estrela ou o Livro de Fotografias de concertos de Rafael Farias.

Dá também palco e oportunidade de ensaiar o futuro a ideias e projectos como a Oficina de Criação Musical com João Pedro Silva ou a apresentação da Escola do Rock de Paredes de Coura. Exporta o Carmo´81 para a Mata do Fontelo através de uma exposição de Fotografia de Rafael Farias. Será também realizado um filme que é uma experimentação visual e sonora sobre os pressupostos de uma Mata centenária, produzido e realizado pelos Supermoon.

O Karma é e irá decorrer nos dias 2, 3, 4 e 5 de Setembro de 2021 na Mata do Fontelo com organização Carmo´81, financiado pelo Município de Viseu através do programa de apoio à Cultura Viseu Cultura, com o patrocínio do Forum Viseu e com o apoio Castanheira Seguros (Fidelidade), Lemos&Irmão, Amor Luso e Gira Sol Azul.

O bilhete diário custa 8€ e o bilhete geral 20€. Bilheteira/Reservas: Karmaisafest@gmail.com

PROGRAMAÇÃO

2 de Setembro

17h: Inauguração de Exposição de Fotografia de Rafael Farias (Exp. Permanente)

18h: Inauguração de Peças de Estranhofones de Samuel Martins Coelho e Cesar Estrela (Exp. Permanente)

21h45: Concerto A Azenha

3 de Setembro

19h: Marlow Digs

21h30: Club Makumba

22h30: Yakuza

4 de Setembro

19h: Bardino

21h30: Dada Garbeck

22h30: Amaterazu

5 de Setembro

17h: Escola do Rock de Paredes de Coura

18h: Oficina de Criação Musical de João Pedro Silva (após residência em oficina de 10 dias no Carmo´81)

21h30: Cabrita

* Horários sujeitos a alterações de acordo com o parecer da DGS

EGITANA