Sons Of Chipotle, Novo Projecto de John Paul Jones

Sons Of Chipotle, Novo Projecto de John Paul Jones

Nero
JPJ Facebook

John Paul Jones, o meticuloso baixista dos Led Zeppelin, criou um novo projecto. Os Sons Of Chipotle estreiam-se em Setembro, no Japão.

Jimmy Page tem andado extremamente atarefado, tendo assumido as remasterizações da discografia dos Led Zeppelin, assumido o maior protagonismo nos eventos que celebram o 50º aniversário da lendária banda e até na recriação de algum do seu gear mais icónico, como a sua primeira Telecaster ou o escavacado amp Supro que usou no início do grupo britânico. Robert Plant também tem estado envolvido em vários projectos, o mais recente são os Saving Grace.

O mais reservado e académico baixista dos Led Zeppelin, John Paul Jones também está de regresso às lides musicais de forma mais mediática. Depois de, no início deste ano, se ter juntado a Thurston Moore numa singular actuação experimental, Jones criou uma nova banda em colaboração com o violoncelista finlandês Anssi Karttunen, os Sons Of Chipotle.

A notícia foi dada nas redes sociais pelo próprio Jones, que afirmou a pretensão do duo em «cobrir uma vasta área do mapa musical». O icónico músico não adiantou muitos mais detalhes, nem o que significa exactamente “vasta área do mapa musical”. Todavia, não irá demorar muito tempo a descobrir do que se trata efectivamente este projecto. Os Sons Of Chipotle têm dois concertos marcados em Tóquio, nos dias 03 e 05 de Setembro próximo.

Um comunicado sobre os eventos refere:

«É incrivelmente raro encontrar dois dos melhores músicos no mundo numa actuação tão intimista, naquilo que será uma série de marcantes concertos. Ambos os músicos são conhecidos pela sua curiosidade mental, sempre aptos a aprender e descobrir coisas novas. Quando improvisam, as fronteiras desaparecem e tornam-se livres para viajar para lá de preconceitos, através de continentes. Num mundo em que são construídos muros e é dito às pessoas onde podem ou não podem ir, os Sons Of Chipotle pretendem que a música seja um lugar de abertura».

Nos concertos, Jones irá tocar piano e Karttunen o instrumento que lhe deu reconhecimento. Ambos irão também explorar arranjos electrónicos. Também estarão acompanhados por outros dois músicos: Jim O’Rourke e Otomo Yoshihide.

Lembrar que John Paul Jones, em 2009, criou um disco junto de Dave Grohl e Josh Homme. Os Them Crooked Vultures lançaram um único disco homónimo.