Led Zeppelin roubaram Stairway To Heaven?

Nero

Os Led Zeppelin voltam a enfrentar uma acusação de plágio. O überclássico “Stairway To Heaven” irá a tribunal.

Os Led Zeppelin nunca conseguiram livrar-se da fama de terem roubado riffs a clássicos do blues e de terem re-arranjado os mesmos para fazerem os seus discos, principalmente nos dois primeiros, “I” e “II”. A banda, de resto, já foi processada em outras ocasiões, com Jimmy Page a assumir que, tradicionalmente, pegava em música previamente escrita para, depois, criar variações. Como resultado disso, os temas “Whole Lotta Love”, “The Lemon Song” e “Babe I’m Gonna Leave You” receberam co-autorias nos créditos.

Agora, a banda irá mesmo responder em tribunal a uma acusação de plágio, devido ao überclássico “Stairway To Heaven”. Mark Andes, baixista dos Spirit, processou a banda por plágio, afirmando que, três anos antes de “Stairway To Heaven”, os Spirit escreveram e editaram um tema, “Taurus”, que foi, supostamente, copiado pelos Led.

“Taurus” foi editada em 1968 e pouco depois os Led Zeppelin fizeram uma digressão pelos Estados Unidos, como banda de suporte aos Spirit, e a actual queixa pressupõe que os Zeppelin teriam ouvido a música em digressão. Já em 1997, o guitarrista dos Spirit, Randy California, entretanto falecido, afirmara que era «um rip-off. Eles fizeram milhões de dólares com isso e nunca disseram “Obrigado” – nunca perguntaram “Podemos pagar-vos algo?” É doloroso para mim».

Agora, Mark Andes, moveu um processo em tribunal que visa impedir “Stairway To Heaven” de surgir nas remasterizações dos Zeppelin, a menos que Randy California surja como co-autor da música e haja uma indemnização financeira ajustada.

Led Zeppelin perdem primeira ronda legal da batalha por “Stairway To Heaven”.