Lindsey Buckingham [Fleetwood Mac] Vende Catálogo À Hipgnosis Songs

Lindsey Buckingham [Fleetwood Mac] Vende Catálogo À Hipgnosis Songs

Redacção

Pouco mais de 24 horas após a Hipgnosis Songs ter anunciado que adquiriu o catálogo de produção de Jimmy Iovine, a empresa britânica de investimento na área da música divulgou que adquiriu os direitos de edição musical de Lindsey Buckingham, mais conhecido pelo seu trabalho com os Fleetwood Mac.

Juntamente com os 25% que adquiriu em Setembro, a Hipgnosis – que investiu mais de $1,5 mil milhões em catálogos musicais em apenas dois anos e meio – possui agora 100% dos direitos de edição musical do cantor, compositor, guitarrista e produtor musical americano Lindsey Buckingham, incluindo a sua parte de edição de todo o seu catálogo, compreendendo 161 canções, bem como uma parte de 50% de quaisquer composições não lançadas. Os valores da operação não são ainda conhecidos.

Juntamente com o seu trabalho a solo e um álbum com a parceira de longa data Stevie Nicks – que vendeu o seu catálogo à Primary Wave no final do ano passado por 100 milhões de dólares – o catálogo de Buckingham inclui os seus quatro créditos em “Rumours”, dos Fleetwood Mac – incluindo o single de sucesso “Go Your Own Way” – um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, com 45 milhões de cópias em todo o mundo, bem como o álbum auto-intitulado do grupo em 1975, “Tusk” de 1979, “Tango in the Night” de 1987, entre outros.

Para além do seu trabalho com os Fleetwood Mac, Buckingham lançou cinco álbuns a solo, bem como “Buckingham Nicks” de 1973 e um álbum homónimo de 2017 com a colega de banda nos Fleetwood Mac, Christine McVie.

Merck Mercuriadis, fundadora de The Family (Music) Limited e da Hipgnosis Songs Fund Limited, disse, sobre o acordo: «Lindsey Buckingham é um dos maiores guitarristas, compositores e produtores de todos os tempos, ainda é tão subestimado. O seu trabalho com Fleetwood Mac trouxe uma alegria inigualável ao mundo nos últimos 45 anos e ele pertence a qualquer discussão em que Brian Wilson e Paul McCartney participem. É maravilhoso recebê-lo e às suas canções icónicas na família Hipgnosis, tanto como artista a solo como com Fleetwood Mac».

Já Lindsey Buckingham disse que «antes de chegar a um acordo com a Hipgnosis», teve «longas conversas maravilhosas com Merck Mercuriadis», acrescentando: «Tive o prazer de encontrar alguém que é um grande fã do meu trabalho em Fleetwood Mac, e um fã ainda maior dos meus discos a solo. Estou ansioso por trabalhar com a Merck e toda a equipa Hipgnosis no futuro, e estou confiante de que o meu corpo de trabalho será curado com grande coração e perspicácia».

EGITANA