Lisboa Mistura com cartaz completo

Lisboa Mistura com cartaz completo

Pedro Miranda

O festival de mescla de artes realiza-se na capital de 19 a 23 de Julho.

O festival Lisboa Mistura está de volta à capital, e promove, entre os dias 19 e 23 de Julho, concertos, conversas, e workshops, girando à volta do tema da Lusofonia. Centrado no Largo do Intendente e na Casa Independente, o Lisboa Mistura trará à cidade nomes como Valete, Sam the Kid, DJ Marfox Carlos Martins, entre muitos outros. A entrada é livre.

No dia 20 de Julho, o concerto de abertura irá mostrar o consistente trabalho realizado através das OPA – Oficina Portátil de Artes, projecto pedagógico e artístico dirigido por Francisco Rebelo (Orelha Negra, Cais do Sodré Funk Connection), que reúne jovens artistas de bairros de Lisboa e periferias, que pela primeira vez, se apresentam no palco principal acompanhados por banda ao vivo.

Partindo do Hip Hop e da sua importância enquanto voz de intervenção, o Lisboa Mistura propõe também contar a história do movimento em Portugal de modo a fazê-la perpetuar-se. Durante o evento, serão celebrados os fundadores, os discípulos ou os amantes desta cultura com conversas, ensaios abertos e Live Grafitti sendo o momento maior o que irá juntar Valete & NBC e convidados no palco do Largo do Intendente, no dia 21 Julho, a partir das 21h00.

Também a música electrónica terá o seu espaço, no dia 22, com a confirmação da estreia nacional de Konono nº1 com a apresentação do seu novo disco, produzido por Pedro Coquenão e Vincent Kenis, com participação especial de MC AF Diaphra e Selma Uamusse. Na mesma noite, os Batuk sobem a palco para apresentar o novo álbum “Música da Terra” com o percussionista guineense Gueladjo Sané como convidado especial.

No dia 23, no mesmo palco, juntam-se os sons de países onde se fala português, os elementos que compõem o caleidoscópio da cidade de Lisboa. São esses os sons celebrados há 20 anos pela Associação Sons da Lusofonia. Para assinalar a data, juntam-se em palco Waldemar Bastos (Angola), Kimi Djabaté (Guiné), André Cabaço (Moçambique), Tonecas Prazeres (São Tomé), Jenifer Solidade e Khaly Angel (Cabo Verde), Leo Minax e Alexandre Frazão (Brasil), Carlos Barretto, Mário Delgado, Carlos Martins(Portugal), entre outros.
Antes, tempo para receber os Retimbrar, colectivo do Porto com um trabalho de exploração de ritmos, canções e instrumentos tradicionais portugueses, que resulta num repertório misto de originais e reinterpretações.

Do vasto programa, destaque ainda para os late night, na Casa Independente, assegurados pelos beats de DJ Marfox, Sam The Kid (DJ Set) & DJ Big, Serial DJ Set (Mind Da Gap), Blacksea Não Maya e DJ Ricardo Maneira. Durante o dia, tempo para conversas sobre o som de Lisboa e sobre as sonoridades pós-coloniais do hip-hop ao afro-house.

PROGRAMAÇÃO

19 de Julho
18h – 19h / RESTART

Ensaio Aberto OPA

19h – 20h30
CONVERSA:O Som de Lisboa” com Marlon Silva (DJ Marfox), Maria Reis (Pega Monstro), Camané, Gabriel Ferrandini, Mário Lopes (Público)

20 de Julho
19h-20h30 / Casa Independente
CONVERSA: “Música Pós-Colonial de Portugal – do irromper do hip-hop nos anos 1990 às manifestações do afro-house do presente” com António Brito Guterres, António Contador, Teresa Fradique.

21h / Largo do Intendente
Concerto: OPA (Oficina Portátil de Artes)

23h / Casa Independente
Sam the Kid (dj set) & DJ Big

21 de Julho
21h00 – 21h30 / Largo do Intendente
Beatbombers (Dj Ride & Stereossauro). Funky Flex

21h30 – 23h  / Largo do Intendente (Palco principal)
Concerto: Valete & NBC Convidam

23h/ Casa Independente
Serial DJ Set (Mind Da Gap)

22 de Julho
20h30 – 21H00 / (Martim Moniz → Largo Intendente)
ARRUADA NICE GROOVE

21H00 / Largo Intendente
Concerto: BATUK

22h00 / Largo Intendente
BATUCADA NICE GROOVE

22h15 / Largo Intendente (Palco principal)
Concerto: KONONO Nº1

0h00 / Casa Independente
DJ  Marfox, Blacksea Não Maya

23 de Julho
20h30 – 21H00 / (Martim Moniz → Largo Intendente)
ARRUADA NICE GROOVE

21h00 / Largo Intendente (Palco principal)
Concerto: RETIMBRAR

22H00 / Largo Intendente
BATUCADA NICE GROOVE

22h15 / Largo do Intendente (Palco principal)
Concerto: Sons da Lusofonia – Reunião
Waldemar Bastos (Angola)
Kimi Djabaté (Guiné)
André Cabaço (Moçambique)
Tonecas Prazeres (São Tomé)
Jenifer Solidade, Khaly Angel (Cabo Verde)
Leo Minax, Alexandre Frazão (Brasil)
Carlos Barretto, Mário Delgado, Carlos Martins (Portugal)

0h30 / Casa Independente
DJ Ricardo Maneira