Quantcast
Lula Pena lança novo álbum “Archivo Pittoresco”

Lula Pena lança novo álbum “Archivo Pittoresco”

Tiago Varzim

Já podes ouvir o terceiro trabalho de originais da artista portuguesa. Chama-se “Archivo Pittoresco” e sucede a “Troubadour”, disco editado em 2010. Sete anos depois, há 13 canções novas para ouvir.

Quase 20 anos depois de “Phados“, o primeiro trabalho de Lula Pena, a cantora regressa com novos temas em português, espanhol, francês e inglês. O primeiro single foi “Pes mou mia lexi“, cujo videoclip foi logo lançado no início do ano.

Segundo explica a editora, «Lula deixou-se inspirar ainda pela estética do Pitoresco de meados do século XVIII, inícios de XIX, quando certa pintura paisagística passou a incluir “componentes como ruínas, assimetrias várias, texturas dissonantes, sombras e irregularidades”». Foi este ambiente que atraiu atenção internacional, nomeadamente em 2014, quando o seu atual editor a viu numa feira internacional de música do mundo.

O elogio à artista portuguesa vem exatamente da Crammed, a editora de “Archivo Pittoresco“. O fundador da empresa, Marc Hollander, descreve a voz de Lula Pena com profundidade. «A voz de Lula Pena causa assombro e comoção, a sua técnica à guitarra é única. E é quase xamânico o seu jeito de se tornar una com o seu instrumento ao cantar estas longas peças errantes em que madeira, tripa, palavra, corpo, sopro e voz se transformam num fabulosa fera sobrenatural», considera.

Poema/Poème Pesadelo da história Ojos, si quereis vivir Las penas Rose Ausencia Pes mou mia lexi A diosa (No potho reposare) O ouro e a madeira Cantiga de amigo Deus é grande Breviário Come wander with me

Poema/Poème
Pesadelo da história
Ojos, si quereis vivir
Las penas
Rose
Ausencia
Pes mou mia lexi
A diosa (No potho reposare)
O ouro e a madeira
Cantiga de amigo
Deus é grande
Breviário
Come wander with me

A apresentação do novo álbum da cantora portuguesa decorreu em Faro, no final de janeiro, mas há mais datas reservadas em terras lusas, intercaladas com concertos em salas internacionais. Lula Pena vai passar pelo Festival Cortex, no Centro Cultura Olga Cadaval (Sintra), a 17 de fevereiro. Dois dias depois vai a Ílhavo atuar no Teatro da Vista Alegre. A cantora vai ainda ao Porto para subir ao palco do Teatro Campo Alegre, mas só a 30 de março.