Mais heavy metal traz mais dinheiro?

Mais heavy metal traz mais dinheiro?

Marta Baptista

Um recente estudo científico afirma haver uma relação directa entre o número de bandas de heavy metal num dado país e a riqueza do mesmo.

Richard Florida, autor do estudo, analisou estatísticas e informação social e financeira relativas a um período de 10 anos, e chegou à conclusão que quanto maior é o número de bandas de heavy metal num país, maior é a sua riqueza.

Segundo Florida, o número de bandas de heavy metal per capita está directamente relacionado com a produção económica per capita, os níveis de criatividade e empreendedorismo, a quantidade de adultos que possuem formação superior, bem como com outros indicadores de desenvolvimento humano, bem-estar e satisfação com a vida.

O autor do estudo faz questão de salientar que a sua investigação apenas se destinou a provar uma associação entre desenvolvimento económico e social e número de bandas de metal, e não a tentar encontrar uma explicação para a mesma.

No entanto, Richard Florida avança com uma possível explicação, afirmando que as sociedades mais desenvolvidas e ricas possuem mais empresas relacionadas com os media e entretenimento, havendo ainda um maior número de jovens com disponibilidade para consumir este tipo de música.

Outras explicações possíveis avançadas são a de que há mais gente a sentir-se oprimida nas sociedades mais abastadas, utilizando o heavy metal como forma de escape, ou a de que o fácil acesso a aulas de música em países mais ricos leva a mais pessoas a capacidade de compor música.

Foto: Joana Cardoso

EGITANA