Marginália Bar Fecha Portas

Marginália Bar Fecha Portas

Redacção

Situado na zona antiga de Portimão, o Marginália Bar é um emblemático espaço de concertos de todo o tipo de música, do jazz, passando pelo indie e pelo rock, ao metal. Podem visitá-lo até ao final de Dezembro…

A partir de hoje, Portugal tem 121 concelhos cuja circulação está limitada nos próximos dois fins de semana, entre as 13h00 e as 5h00, e ainda o recolher obrigatório entre as 23h00 e as 5h00 durante toda a semana.

Segundo declarações do sindicalista Rui Galveias à agência Lusa, estas medidas são uma verdadeira «desgraça para o sector», sublinha, fazendo o enquadramento: «Olhamos para tudo isto com muita preocupação. Entendemos a necessidade de cuidar das pessoas, entendemos que os números são dramáticos, mas não conseguimos compreender estados de emergência quando as pessoas têm aderido às regras». Como noticiámos esta manhã, estas medidas são consideradas mais um prego no caixão do sector da cultura e das salas de concertos no circuito alternativo.

Em Julho, publicámos um estudo sobre a importância deste circuito de pequenos clubes para a cultura e das maiores dificuldades que atravessam. Por carecerem de grande capital a sustentar os projectos e sem financiamento que não o orgânico, criado através dos concertos, estas salas já tem vindo a cair e, infelizmente, as coisas ainda irão piorar, mesmo com o esforço estóico de proprietários e de algumas iniciativas como #aovivooumorto.

Outra das salas que anunciou o seu encerramento foi o Marginália Bar, clube alternativo na cena algarvia. Foi através de publicação nas redes sociais que a triste notícia surgiu. A gerência deixa no ar a possibilidade de, quando o panorama desanuviar, ponderar reabrir. Para já, neste momento, o Marginália precisa de um espaço onde armazenar o seu equipamento, enquanto espera melhores dias.

Nos períodos em que assim for permitido pelas medidas de combate à pandemia, até ao final de Dezembro, o bar funcionará dentro da normalidade possível. Eis o comunicado na íntegra.

 

EGITANA