Mastodon, O Álbum da Morte

Mastodon, O Álbum da Morte

Nero

O novo trabalho de Mastodon é um álbum conceptual que reflecte sobre a mortalidade humana. Os novos singles “Sultan’s Curse” e “Show Yourself” e tudo o que já se sabe sobre “Emperor Of Sand”.

Uma das maiores bandas do espectro mais pesado do rock, os Mastodon anunciaram a edição do seu sétimo álbum. “Emperor Of Sand” foi gravado no estado natal da banda, na Georgia, em Kennesaw, nos estúdios Quarry, com o produtor Brendan O’Brien. Para o álbum que sucede a “Once More ‘Round The Sun”, de 2014, a banda lançou um website que permite uma visualização a 360 graus da capa, onde se pode escutar também o primeiro single do novo álbum, “Sultan’s Curse”.

O baterista Brann Dailor diz que o novo álbum é como «o verdugo. Sand (areia) representa o tempo. Se tu ou alguém que conheces alguma vez recebeu um diagnóstico de uma doença terminal, o primeiro pensamento é sobre o tempo. Invariavelmente, surge a questão: ‘Quanto tempo me resta?’». Ideia subscrita por Troy Sanders, o baixista afirma que neste álbum os Mastodon «reflectem sobre a mortalidade. Para isso, o álbum liga todas as pontas da nossa discografia. São 17 anos de evolução, mas há também uma reacção directa ao que foram os últimos dois anos. Tendemos a retirar inspiração das coisas reais da nossa vida». Sanders refere-se, muito claramente, ao facto de ter sido diagnosticado cancro da mama à sua esposa em 2015. No álbum, conceptual, seguimos a caminhada de um viajante, sentenciado à morte, através do deserto…

Mastodon, “Emperor Of Sand” 01. Sultan's Curse 02. Show Yourself 03. Precious Stones 04. Steambreather 05. Roots Remain 06. Word To The Wise 07. Ancient Kingdom 08. Clandestiny 09. Andromeda 10. Scorpion Breath 11. Jaguar God

Mastodon, “Emperor Of Sand”
01. Sultan’s Curse
02. Show Yourself
03. Precious Stones
04. Steambreather
05. Roots Remain
06. Word To The Wise
07. Ancient Kingdom
08. Clandestiny
09. Andromeda
10. Scorpion Breath
11. Jaguar God

E se o novo single, “Sultan’s Curse”, é uma mostra do álbum, o que podemos esperar de “Emperor Of Sand” é que parece que será mais um álbum a provar a consistência criativa sem paralelo dos Mastodon e a vivacidade das suas composições através de riffs pesados, enorme energia e fluidez de baterias e uma grande diversidade e dinâmica vocais. Em “Sultan’s curse” ouvimos os cruzamentos vocais de Sanders, Dailor e Brent Hinds, num registo cada vez mais evoluído. “Show Yourself”, mantém o sentido rocker directo “Once More ‘Round The Sun”.

O álbum chega a 31 de Março de 2017. A banda irá promovê-lo, desde logo, com uma digressão em território norte-americano, junto dos Eagles Of Death Metal e dos Russian Circles, com a primeira data marcada em Missoula, Montana, a 14 de Abril. No player em baixo podem ouvir outro dos novos temas, “Show Yourself”.