Mdou Moctar: A alma do deserto no Cais do Sodré

Mdou Moctar: A alma do deserto no Cais do Sodré

Nuno Ribeiro

Dia 29 de Maio, Mdou Moctar está de regresso a Portugal para um concerto no Musicbox, com a sua guitarra que mistura electrónica com técnicas de takamba e assouf, tradicionais dos desertos do Niger e do errantismo tuaregue.

Na passagem por Lisboa, podes ouvir o álbum de estreia do “Príncipe do Níger”, o entusiasmante “Anar”. Este disco é a prova séria que Moctar alimenta entre guitarras futurísticas e coros espaciais, assim como o último álbum de 2013 “Afelan”. Tudo numa adaptação moderna de músicas da cultura deste povo berbere e seminómada.

Apesar do Níger não ser, geograficamente falando, território tuaregue, esse facto não apaga a identidade da tribo. São sempre tuaregues em todo o lado, quer estejam na Argélia, no Níger ou no Mali, assim como outras etnias ou culturas. A música que fazem é ainda menos respeitadora dessas fronteiras, à semelhança do que acontece hoje, com outros géneros.

O concerto está marcado paras as 23h00, no Musicbox, e os bilhetes já se encontram à venda na bilheteira online e locais habituais por €10.

EGITANA