Memorabilia De Ana Moura No Hard Rock Cafe Lisboa

Memorabilia De Ana Moura No Hard Rock Cafe Lisboa

Redacção

Ana Moura é a mais recente artista portuguesa a figurar no ‘hall of fame’ do Hard Rock Cafe Lisboa, através do vestido que a acompanhou durante a tour de “Desfado”.

Na celebração dos 15 anos do Hard Rock Cafe Lisboa, completados em 2018, a marca fez o convite a Ana Moura para doação de uma peça, homenageando a artista e o estilo musical mais português e património imaterial da humanidade – O Fado.

Após todos os procedimentos internos para a peça obter a certificação internacional, foi oficialmente inaugurada no dia 29 de Setembro com a presença da própria Ana Moura. A peça doada pela artista é um vestido da designer Katty Xiomara que acompanhou a fadista nos concertos de apresentação de “Desfado”, nos Coliseus, em 2013. Uma peça que marcou o início de um caminho muito feliz e repleto de conquistas para a artista: “Desfado” é o disco mais vendido da última década em Portugal, com seis galardões de platina.

Pela primeira vez, o fado fará parte da colecção internacional do Hard Rock Cafe, ao lado de nomes como Xutos & Pontapés, Moonspell, Rui Veloso, U2, Elvis Presley, Madonna, Prince, Elton John, Shakira, Justin Timberlake, Jimi Hendrix e outros mais de 80 mil artistas internacionais.

A primeira doação de Memorabilia portuguesa ocorreu em 2005 pelos Xutos e Pontapés, seguindo-se Rui Veloso e os Moonspell.

Tendo começado com uma guitarra de Eric Clapton para marcar o seu lugar no Hard Rock Cafe em Londres, a marca conta hoje com mais de 83 mil peças na sua coleção, expostas nos 186 Hard Rock Cafes em todo o mundo.

Até ao final de Outubro, o Hard Rock Cafe Lisboa terá também exposta na sua Rock Shop a colecção de Jóias Ana Moura x Portugal Jewels, inspirada na ourivesaria tradicional portuguesa e no Escudo português, símbolo da nação desde o séc. XV. Uma coleção solidária que contribui para o fundo de emergência cultural “Solidariedade com a Cultura” criado pela Audiogest (associação que representa produtores musicais), GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas), GEDIPE (Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais) e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, destinado a todos os profissionais dos sectores das artes.

EGITANA